Inscrições para ambulantes do Virada Salvador e outras festas populares chegam a 8 mil
Veja como se cadastrar online para as festas populares como Festival da Virada, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Lavagem de Itapuã, Carnaval, Furdunço, Fuzuê, Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Jefferson Peixoto (SECOM/PMS)

O cadastramento de vendedores ambulantes para atuação nas festas populares de Salvador já alcançou 7.910 inscritos desde a abertura do processo, que segue até 16 de outubro. Mais uma vez, as inscrições ocorrem de forma totalmente online, no site Sistema de Cadastramento de Ambulantes (clique aqui para acessar).
Segundo a Prefeitura, a inscrição direta através do site é a melhor opção, para evitar aglomerações nas unidades das Prefeituras-Bairro, nas quais quem não tem acesso à internet pode obter apoio para o cadastramento.
Os ambulantes interessados devem apresentar, no ato da inscrição, comprovante de residência, documento de identidade original e, se for o caso, certificados dos cursos de capacitação já realizados. Vale lembrar que a inscrição permite concorrer a mais de um evento, como Festival da Virada, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Lavagem de Itapuã, Carnaval e as festas que o antecedem, como Fuzuê, Furdunço, Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco. No total, serão disponibilizadas 9 mil vagas.

A Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) reforça que a seleção dos ambulantes que trabalharão nas festas só acontece após o encerramento do prazo de inscrição, por meio de um sistema de pontos. O modelo é adotado desde 2023. A lista final de selecionados será divulgada em 1º de dezembro.
O titular da SACPB, Luciano Sandes, afirmou que as Prefeituras-Bairro já realizaram quase 1,9 mil inscrições desde a abertura do processo. “O cadastro dos ambulantes pode ser feito pelo site, mas muitas pessoas, principalmente aquelas que não têm acesso fácil à internet, preferem procurar as unidades das Prefeituras-Bairro. Só na primeira semana, ultrapassamos 1.880 atendimentos presenciais, o que mostra a confiança da população no nosso trabalho e reforça a importância da Prefeitura-Bairro estar sempre de portas abertas para acolher e orientar quem precisa”, disse o secretário.