Semob promove capacitação para transportadores escolares

Foto: Ascom Semob
Para marcar o dia nacional da luta da pessoa com deficiência, a secretaria de mobilidade realizou, na manhã deste sábado (20) uma capacitação para transportadores escolares sobre como conduzir crianças atípicas e oferecer um serviço qualificado e humanizado. Cerca de 80 profissionais participaram do encontro.
O secretário de mobilidade, Pablo Souza, destacou a importância da ação para a categoria. “Essa metodologia faz parte de uma iniciativa do Laboratório de Mobilidade (Mobilab) que tem como propósito atualização de marcos normativos, simplificação de procedimentos, estratégia de comunicação e mobilização de parcerias com oficinas de participação e escuta ativa”, destacou.
A diretora de políticas públicas para pessoas com deficiência da Secretaria de Promoção Social (Sempre), Daiane Pina, ministrou uma palestra sobre autismo, abordando as principais características de cada tipo da condição. “O transportador precisa entender cada criança para prestar um serviço melhor e mais adequado a condição de cada uma”, explicou. Os participantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e compartilhar situações vividas no dia a dia com crianças atípicas.
Para Simone Rosas, representante dos transportadores escolares, a capacitação ajudou q categoria a lidar melhor com as crianças que necessitam de atenção especial. “Muitas vezes o transportador achava que determinadas reações era birra, e agora temos uma outra visão e pudemos aprender a como lidar com crianças do espectro autista”, pontuou.
A capacitação contou ainda com uma dinâmica realizada pela gerente de projetos e especialista em acessibilidade, Thamyres Azevedo, e pelo diretor de planejamento da semob, Diogo Pires, onde os participantes puderam sugerir ideias para servir de direcionamento para novas ações da Semob para a categoria.