‘Fachin tem nossa confiança’, diz coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados pró-PT
[[{“value”:”
O advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas, grupo de juristas que atua em defesa do governo Lula, afirmou nesta segunda-feira, 29, que o ministro Edson Fachin terá a “confiança” do grupo na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Carvalho foi ao STF com diversos colegas do Prerrogativas para a posse de Fachin no posto.
“Fachin vai atuar para tentar de alguma forma consolidar as instituições, a democracia, afastar as ameaças que o sistema de Justiça está sofrendo. E nos temas sociais temos expectativa positiva. Ele tem a nossa confiança e estaremos ao lado dele”, disse Carvalho.
O advogado reconheceu divergências com o magistrado, especialmente em relação ao período em que Fachin era relator da Lava Jato no STF e se alinhava às decisões do então juiz Sergio Moro, que ordenou a prisão de Lula.
“Temos diferenças em relação à agenda criminal, sobretudo na época da Lava Jato. Mas Fachin mesmo falou, durante uma reunião na pandemia, quando ele era presidente do TSE, que o réu é outro. O réu hoje é a democracia”, completou o advogado.

Fachin foi empossado no STF em 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2017, após a morte do ministro Teori Zavascki, passou a relatar os processos da Lava Jato na Corte.
É de Fachin a decisão que declarou a 13ª Vara Federal de Curitiba como incompetente para julgar Lula nos processos envolvendo o triplex no Guarujá, o sítio em Atibaia e o Instituto Lula. O despacho anulou as condenações envolvendo o triplex e o sítio e reabilitou Lula para se candidatar nas eleições de 2022.
“}]]