30 de setembro de 2025
Politica

‘Fachin tem nossa confiança’, diz coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados pró-PT

[[{“value”:”

O advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas, grupo de juristas que atua em defesa do governo Lula, afirmou nesta segunda-feira, 29, que o ministro Edson Fachin terá a “confiança” do grupo na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Carvalho foi ao STF com diversos colegas do Prerrogativas para a posse de Fachin no posto.

“Fachin vai atuar para tentar de alguma forma consolidar as instituições, a democracia, afastar as ameaças que o sistema de Justiça está sofrendo. E nos temas sociais temos expectativa positiva. Ele tem a nossa confiança e estaremos ao lado dele”, disse Carvalho.

O advogado reconheceu divergências com o magistrado, especialmente em relação ao período em que Fachin era relator da Lava Jato no STF e se alinhava às decisões do então juiz Sergio Moro, que ordenou a prisão de Lula.

“Temos diferenças em relação à agenda criminal, sobretudo na época da Lava Jato. Mas Fachin mesmo falou, durante uma reunião na pandemia, quando ele era presidente do TSE, que o réu é outro. O réu hoje é a democracia”, completou o advogado.

Advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas
Advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas

Fachin foi empossado no STF em 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2017, após a morte do ministro Teori Zavascki, passou a relatar os processos da Lava Jato na Corte.

É de Fachin a decisão que declarou a 13ª Vara Federal de Curitiba como incompetente para julgar Lula nos processos envolvendo o triplex no Guarujá, o sítio em Atibaia e o Instituto Lula. O despacho anulou as condenações envolvendo o triplex e o sítio e reabilitou Lula para se candidatar nas eleições de 2022.

“}]] 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *