29 de setembro de 2025
Politica

Haddad diz que neste momento não tem intenção de ser candidato em 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 29, que, no momento, não pensa em disputar as eleições de 2026. “Não sei responder o que eu vou fazer. Neste momento, eu não tenho intenção de ser candidato no ano que vem”, disse ao responder a uma questão sobre o seu futuro político durante o evento Macro Vision, organizado pelo Itaú BBA.

Fernando Haddad disse que ser ministro da Fazenda é 'um dos melhores' empregos do mundo
Fernando Haddad disse que ser ministro da Fazenda é ‘um dos melhores’ empregos do mundo

Haddad também demonstrou estar satisfeito com seu cargo atual. “Ao contrário do que dizem, que eu ocupo o pior emprego do mundo, eu acho que é um dos melhores. É um lugar bom para trabalhar, para fazer muita coisa para ajudar o País”, disse.

Na saída do evento, o ministro repetiu não ter decidido seu próximo passo na carreira política. “Eu estou vendo como é que nós vamos caminhar, conversar com as pessoas”, afirmou.

Questionado se seguirá como ministro da Fazenda em um eventual quarto governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respondeu que é um assunto a ser discutido com o chefe do Executivo. “Eu vou conversar com o presidente Lula sobre isso. Ele é o candidato, ele que vai compor o seu gabinete. Vamos aguardar”, afirmou.

Citado como possível candidato se Lula não concorrer, assim como ocorreu em 2018, Haddad afirmou em podcast no sábado, 27, que “ele (Lula) é candidato a presidente, sim”.

Lula tem reforçado sua disposição em concorrer novamente ao cargo no ano que vem e que só não vai ser candidato se a saúde não permitir. Nesta segunda-feira, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o companheiro de chapa é o “candidato natural a presidente da República” em 2026.

“Não sei quem vai ser o adversário. É uma definição que não cabe a nós. Lula tem o que mostrar: salário mínimo cresceu, desemprego caiu, renda melhorou. Você tem um cenário positivo”, disse Alckmin.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também afirmou, na semana passada, que Lula “está caminhando para uma quarta eleição”.

“Vivemos um Brasil polarizado desde a eleição de 2022. Temos, pela primeira vez, um presidente da República eleito três vezes desde a redemocratização já caminhando para uma quarta eleição, em processo de reeleição”, disse Motta em evento em São Paulo, ao abordar a conjuntura atual da Câmara.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *