Maratona Empreendedora apresenta ferramentas digitais para empresárias soteropolitanas

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/ Secom PMS
Com intuito de apresentar ferramentas digitais para facilitar a vida de empresárias da capital baiana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) realizou, na manhã desta terça-feira (30), a 5ª edição da Maratona Empreendedora.
Com o tema Tecnologia: Ferramentas Digitais para Empreendedores, o evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA), no Parque Bela Vista, reunindo cerca de 20 participantes. A ação integra o programa Empreenda Salvador.
Alecia Mota, gerente de Empreendedorismo da Semdec, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, além da possibilidade de ampliação de oportunidades através do conhecimento adquirido.
“Este é um momento importante, em que essas empreendedoras continuam gerando network, se conectando e aprendendo. Teremos novos ciclos até abril de 2026, quando pretendemos ampliar essa conexão com o propósito de tornar os negócios delas mais sustentáveis”, disse.
O projeto segue, de forma itinerante e mensal, um roteiro que envolve temas relacionados ao pessoal, profissional e à tecnologia. “Cada ciclo ocorre em locais diferentes, para dar às participantes a oportunidade de conhecer novos lugares e situações diferentes, não ficando restritas a uma sala de aula, contribuindo, assim, para seu desenvolvimento como empreendedoras”, acrescentou Alecia.
Alessandra Lopes, 46 anos, uma das participantes do curso, enxerga nos ciclos de aprendizado como uma maneira de enriquecer ainda mais seu conhecimento acerca das noções de empreendedorismo, para poder aplicar no próprio negócio.
“Migrei de área nos últimos tempos, e a capacitação me auxilia nesse processo de desenvolvimento, resolvendo problemas, encontrando soluções e, principalmente, como investir meu dinheiro. Me sinto mais focada e apta a desenvolver meu negócio, a partir do que aprendi aqui”, avaliou.
Capacitação – O curso é conduzido pela Ela Consultoria e Treinamentos ao longo de 12 meses, através de trilhas de capacitações que trabalham áreas como planejamento, financeiro, presença digital, preço, liderança e marketing.
Laura Gurgel, mediadora do curso, lembrou a funcionalidade da capacitação. “A ideia é trazer dicas de plataformas e tecnologias simples que possam facilitar o dia a dia delas como empreendedoras. Nosso principal foco é atuar por meio de automações que permitam lidar melhor com os clientes, mantendo contatos e pontes importantes, coisas que possam otimizar o tempo e a gestão de negócios”, afirmou.
Para Tálua Jarones, representante da Ela Consultoria, a capacitação visa a evolução das empreendedoras a cada ciclo de aprendizado: “Durante todos os ciclos, teremos uma temática específica, preparando estas mulheres para o empreendedorismo. Nestes encontros, elas têm acesso tanto à prática quanto à teoria, quando elas podem aplicar, em situações reais, aquilo que é ensinado. São mulheres de toda a cidade, de vários segmentos, trabalhando essa temática empreendedora. E a evolução é observada a cada ciclo”, ressaltou.
As vagas são gratuitas e anunciadas por meio das redes sociais da Semdec. Além das aulas, as empreendedoras recebem certificação, participam de sorteio de brindes e coffee-break.