Programa Ajuda de Custo vai apoiar 46 atletas de Salvador a disputarem competições em outubro

Foto: Vitor Santos / Ascom Sempre
Texto: Ascom Sempre
Os atletas de Salvador contemplados com o projeto ‘Ajuda de Custo’ para o mês de outubro tiveram um encontro com gestores da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) na última terça-feira (30). A atividade ocorreu na sede da pasta, no bairro do Comércio, onde os 46 beneficiários assinaram o Termo de Compromisso para recebimento do benefício, garantindo apoio financeiro para participação em competições esportivas fora da capital baiana.
Os recursos concedidos pela Ajuda de Custo neste mês vão possibilitar a participação dos atletas soteropolitanos em eventos de grande relevância em diferentes estados brasileiros. As competições acontecerão em sete cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
Nesta nova etapa do programa, foram contemplados atletas de Karatê, BMX Racing, Voleibol, Ginástica Aeróbica, Natação, Jiu-Jitsu e Tiro com Arco. A diversidade de modalidades atendidas demonstra o compromisso da Prefeitura com o incentivo ao esporte em diferentes níveis e frentes de atuação, fortalecendo a participação de atletas da capital em competições de abrangência nacional.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou o papel estratégico do programa. “A Ajuda de Custo é um importante instrumento para viabilizar a participação dos nossos atletas em competições pelo Brasil e pelo mundo. Ela se soma a outras iniciativas como o Bolsa Atleta Salvador e o Viva Esporte, que fazem parte de um conjunto de ações da Prefeitura voltadas para a promoção da prática esportiva e do desenvolvimento de atletas na nossa cidade. Estamos trabalhando para garantir que o esporte continue sendo uma ponte para oportunidades, transformação e inclusão”, disse.
A ginasta Maria Clara Gomes, que irá competir no Campeonato Brasileiro em Brasília, conta com o apoio da mãe, Ana Cláudia, que destacou o impacto do benefício. “Sem o apoio da Ajuda de Custo, não seria possível ela participar. Foi um oxigênio que nos deu esperança, que nos fez acreditar que podemos prosseguir nesse sonho. Muito obrigada à Prefeitura de Salvador e à Sempre, pois sem vocês não conseguiríamos chegar”, afirmou.
A atleta de vôlei de praia Beatriz Bulcão também celebrou o apoio recebido. “Essa ajuda viabiliza o transporte, a alimentação e a hospedagem durante as competições. Já fui contemplada antes e graças a isso consegui ser vice-campeã brasileira no Maranhão. Contar com esse incentivo novamente é muito importante para que eu continue representando Salvador com bons resultados”, comentou.
Já o atleta paralímpico Fábio Ferreira, do tiro com arco, reforçou a importância do auxílio para sua participação no Campeonato Brasileiro e no Meeting da Caixa, em São Paulo. “A Ajuda de Custo da Prefeitura de Salvador é vital para que o atleta possa se deslocar até outro estado, buscar ranking e evoluir no esporte. Muito obrigado pelo apoio”, disse.
Desde a sua implantação, em 2023, o programa já garantiu 614 benefícios, totalizando um investimento de R$ 1.807.300,00. Esses dados refletem o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte na capital baiana, com foco na ampliação de oportunidades e no apoio direto à participação de atletas em competições nacionais e internacionais.