2 de outubro de 2025
Salvador

Morar Melhor Entidades requalifica centro cultural que atende a 70 crianças e adolescentes na Ladeira da Preguiça

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Texto: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS

O Centro Cultural “Que Ladeira é Essa?”, localizado na Ladeira da Preguiça, no Comércio, foi entregue completamente requalificado pela Prefeitura de Salvador nesta quinta-feira (2), por meio do programa Morar Melhor Entidades. Com 13 anos de atuação, o espaço atende a 70 crianças e adolescentes que vivem no entorno, oferecendo atividades de cultura, esporte, educação e ações sociais.

As melhorias no histórico imóvel, que possui 300 anos de fundação, incluíram a restauração da parte elétrica, pintura e reboco das áreas internas, instalação de calhas e esquadrias, além da construção de banheiros, com acessibilidade para pessoas com deficiência. A reforma também adequou o espaço para o funcionamento do CT Defesa Quilombola e da nova Sala de Artes “Zero7”.

Em visita à instituição, o prefeito Bruno Reis destacou que o investimento reforça a estratégia da gestão municipal em apoiar entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Salvador.

“Criamos primeiro o Morar Melhor Habitacional, que está completando 10 anos de existência e que acumula mais de 60 mil casas reformadas. Inspirado nele, surgiu esse programa: o Morar Melhor Entidades, pelo qual já recuperamos 195 instituições que atuam em diversas áreas. Aqui, na Ladeira da Preguiça, entregamos essa obra que valoriza nossa história e nossa cultura, preservando a memória da primeira capital do Brasil”, afirmou.

Bruno Reis acrescentou que o Centro Cultural “Que Ladeira é Essa?” se consolidou como referência na luta pelo direito à moradia, além de servir como ponto de encontro para moradores, artistas e coletivos sociais. O lugar também disponibiliza à juventude aulas de judô, capoeira, boxe, remo e cursinho pré-vestibular.

Ainda segundo o prefeito, há mais cinco entidades sendo reformadas pelo Morar Melhor Entidades, com prazo para entrega até o final deste ano. “Com isso, chegaremos a 200 organizações beneficiadas, que realizam relevantes trabalhos sociais, educacionais, religiosos, culturais e que, sem sombra de dúvidas, junto com o poder público, atendem às pessoas mais necessitadas e carentes da nossa cidade”.

Atuação – Coordenadora do Centro Cultural “Que Ladeira é Essa?”, Nilma Santos afirmou que a requalificação feita por meio da iniciativa municipal vai ampliar o alcance das ações promovidas pelo espaço.

“Este centro cultural é um instrumento da comunidade na defesa do território e também na formação política, cultural e educacional de crianças e jovens. Com a reforma estrutural feita pela Prefeitura, conseguimos ampliar parcerias e oferecer melhores condições para os projetos, que vão da iniciação esportiva, cursinho pré-vestibular à inserção no mercado de trabalho”, explicou ela, ressaltando que o local atende crianças a partir dos cinco anos de idade.

As melhorias feitas na rede elétrica, por exemplo, permitiram a instalação de ar-condicionado, ventiladores e filtro, oferecendo mais conforto aos atendidos e aos educadores do local. O imóvel tem 300 anos e a reforma respeitou todas as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *