Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe 2025 será aplicado a partir de segunda-feira (6)
Entre os dias 6 e 10 de outubro, os estudantes da rede municipal do 5º e 9º anos vão participar da avaliação do Sabe (Sistema de Avaliação Baiano da Educação). O objetivo da prova é fornecer diagnóstico da proficiência dos estudantes e identificar as necessidades de cada escola, com foco na melhoria da qualidade da educação básica.
Este ano o Sabe será dividido em duas etapas, a primeira terá como foco alunos do 5º e 9º anos e em novembro, para o 2º ano do Ensino Fundamental, todos serão submetidos às provas de Língua Portuguesa e Matemática. Os testes permitem monitorar a aprendizagem dos estudantes, identificar defasagens e subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais.
A divulgação dos resultados preliminares será em até 60 dias após a data final da aplicação da prova. O resultado final será em até 40 dias após o fim do prazo de interposição de recursos.
As escolas da rede municipal se prepararam para aplicar a avaliação, e a expectativa por um bom resultado é a melhor possível. Segundo Jaciara Araújo, gestora da Escola Municipal da Engomadeira, o clima de competição saudável tem deixado a escola mais viva e os estudantes mais entusiasmados. “As professoras vêm diariamente focando nos descritores críticos, especialmente no que se refere à interpretação de texto. Estamos dando o nosso melhor e acreditamos que os estudantes e suas famílias também estão engajados nesse processo”, destacou.
“Estamos fazendo um trabalho desde o início do ano com reforço para os alunos que apresentavam mais dificuldades”, destacou Ivone Alves, gestora da Escola Municipal Senador ACM.
O post Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe 2025 será aplicado a partir de segunda-feira (6) apareceu primeiro em Secretaria Municipal da Educação.