Festa, teatro e literatura: Veja o que vai rolar na FGM neste final de semana
Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas
Foto: Divulgação
O final de semana chegou em Salvador, e com ele a programação cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que conta com literatura, dança, teatro, além de oficinas que promovem as potências artísticas da cidade. Confira a agenda desta quinta-feira (2) até domingo (5):
Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360
O local abre as portas nestas quinta e sexta para o espetáculo infantil ‘Vila ABCD’, do projeto Pé de Feijão. As exibições acontecem de forma gratuita, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos dois dias. O espetáculo propõe aos pequenos um mergulho no universo da nossa língua através de músicas compostas a partir das letras do alfabeto.
Já no domingo (5), a oficina de Street Jazz toma o palco a partir das 8h. O Projeto tem como propósito promover a formação e a vivência artística através de quatro módulos formativos, cada um com um estilo de dança diferente. A cada mês, os participantes têm contato com uma linguagem distinta — Dança Moderna, Street Jazz, Jazz Funk e Danças de Matrizes Africanas.
Teatro Gregório de Mattos
No Teatro Gregório de Mattos, a programação do final de semana será preenchida com aulas integradas de capoeira ‘Encantos da Ginga’. As atividades acontecem no sábado e no domingo, a partir das 7h30.
Confira também os projetos apoiados pela FGM:
Edital Gregórios – Ano IV
Começa nesta quinta-feira (2), a 5ª edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil. A programação agrega expressões artísticas e literárias a um ambiente inclusivo e representativo, promovendo o fortalecimento da identidade racial e cultural, focando prioritariamente em estudantes de escolas públicas. O festival é gratuito e ocorre em espaços culturais do Centro Histórico de Salvador. Mais detalhes e a programação completa podem ser conferidos aqui.

Paralelamente, seguem as ações da Residência MAFRO, da Cia Encruzilhadas. O projeto disponibiliza uma programação gratuita e aberta ao público que busca integrar criação artística, formação e difusão cultural. Dentro dessa agenda, na quinta-feira (2) será promovida uma turma de escrita criativa e poesia, aberta a todas as idades. Já no sábado (4), será o momento da oficina de teatro e dança, destinada a jovens de 10 a 14 anos. As duas atividades serão realizadas no Centro Cultural Makota Valdina, localizado na Ladeira de São Miguel, 18 – Centro Histórico. No sábado e no domingo, às 16h e 10h, respectivamente, a residência apresenta no Museu Afro-Brasileiro (MAFRO) o espetáculo infantojuvenil “Anjo Preto, de Branco”, que aborda a vida do psiquiatra Juliano Moreira. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Dando continuidade às ações da Pinacoteca do Beiru na comunidade de Tancredo Neves/Beiru, será promovida no sábado (4) uma Oficina de Grafite e Pintura com o professor Márcio MFR. A ação começa às 9h e termina às 13h.
O espetáculo “Chame Gente – Um Carnaval em Cada Esquina” ocupa o Teatro Sesi Casa Branca na sexta-feira (3), às 19h. A peça é gratuita e integra as comemorações dos 18 anos do grupo Toca Criações Artísticas.

Territórios Criativos – Ano II
A Caravana das Mulheres nas Artes retorna nesta quinta (02) a Associação do Engenho Velho da Federação, para promover mais uma exibição semanal e gratuita de filmes no cineclube, realizado com o apoio da FGM através do edital Territórios Criativos – Ano II. A sessão desta quinta terá início às 18h30.
O projeto Curumim Antã – Criança Forte promove intervenções artísticas de prevenção ao abuso e exploração sexual infantil, voltadas para estudantes da rede municipal de ensino e comunidade de Pirajá. Neste final de semana, o projeto oferece de forma gratuita as exibições do espetáculo infantil ‘Mundo Seguro: Conto Por Criança Mais Fortes’. Na sexta (3), a peça será exibida no Instituto de Educação Cidadania e Cultura Construindo Sonhos em dois horários, às 10h e 14h.
Entre quinta e domingo, às 19h30, o Teatro Martim Gonçalves abre as portas para o espetáculo ‘Homem é Homem’, realizado pelo projeto Bertolt Brecht é Coisa Nossa, celebrando a tradição de montagens do autor alemão na cidade de Salvador.
A 7ª edição do Samba da Resistência acontece neste sábado às 17h no Espaço Cultural Rumo do Vento. A iniciativa busca a valorização da cultura local e na defesa do Abaeté. Ao longo do projeto, o público terá a oportunidade de se engajar em ações que visam a preservação e o reconhecimento da importância do patrimônio local.