Bicicletário de Itapuã tem programação especial de Dia das Crianças no fim de semana

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS
Um fim de semana repleto de diversão, aliando atividade física com brincadeiras e passeio de bicicleta por cartões postais de Salvador. Isso é o que espera adultos e crianças no Bicicletário de Itapuã, que promoverá atividades no sábado (4) e domingo (5) em comemoração ao Dia das Crianças. O evento é realizado pela Prefeitura de Salvador e o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVDB), que completa 12 anos de atividades em 2025.
A expectativa da organização é reunir aproximadamente 50 participantes em cada dia de evento. Idealizador da ação e gestor do Bicicletário de Itapuã, Edivan Cruz destaca a importância da iniciativa: “O Bicicletário tem um papel importante com a mobilidade da cidade, seja através de aluguel, aulas, passeios ou na promoção de atividades como essa, que estimula o senso de comunidade, aprendizado e interação entre as pessoas”.
No sábado, as atividades acontecerão das 8h às 10h, com o Bike Tour, um passeio ciclístico com saída do Bicicletário Itapuã em direção à Praia do Flamengo. A concentração será às 7h30, com aquecimento coletivo com instrutor, e a saída às 8h.
Já no domingo, será o Dia Kids, também das 8h às 10h, com um mini circuito de bicicleta para os pequenos, além de ginástica funcional e pintura facial. As crianças poderão aproveitar o mini circuito de bikes e a pintura novamente à tarde, das 15h30 às 17h30.
Também organizadora do evento, a Associação Parceiros da Alegria (APA) pede que os participantes levem um brinquedo para doação a crianças carentes no Dia das Crianças.
A coordenadora do Movimento Salvador Vai de Bike, Liana Oliva, ressalta que a Associação Parceiros da Alegria realiza um trabalho social exemplar em prol da bicicleta em Salvador. “Com ações lúdicas para toda a família, a ONG ajuda a fomentar a relevância da bicicleta para mobilidade, meio ambiente e saúde de nossa comunidade. É uma honra termos um parceiro tão ativo e comprometido. Quando todos se mobilizam e fazem a sua parte, projetos incríveis ganham vida e Salvador é a maior beneficiada”, diz a coordenadora do MSVDB.
Parceiros da Alegria – A organização sem fins lucrativos Associação Parceiros da Alegria (APA) nasceu há duas décadas, a partir do esforço de voluntários, como o próprio Edivan Cruz. Entre as missões da associação, estão promover a mobilidade ativa por meio da bicicleta, além de apoio social e educacional à comunidade, atuando com crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.
Entre as iniciativas da associação, está o projeto Bike Solidária, que já realizou a doação de aproximadamente 800 bicicletas reformadas, além de promover atividades culturais, educacionais e de geração de renda.