Presidente da Frente do Brics elogia diálogo Lula-Trump: ‘tarifaço impactou menos que o previsto’
O presidente da Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, senador Irajá (PSD-TO), elogiou a reaproximação entre o Brasil e os Estados Unidos, coroada nesta segunda-feira, 6, com a ligação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe da Casa Branca, Donald Trump. O parlamentar considera que o governo brasileiro conduz com “maturidade” o diálogo sobre o tarifaço e avalia que o impacto das tarifas foi menor que o previsto.
“Vejo com muito bons olhos essa reaproximação entre Brasil e Estados Unidos. O diálogo é sempre o melhor caminho para resolver divergências e fortalecer o comércio internacional. Medidas unilaterais e tarifárias distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da OMC, além de trazer insegurança às cadeias globais de produção”, afirmou Irajá à Coluna do Estadão.
“Os Brics têm defendido justamente o contrário: um comércio aberto, justo e baseado em regras, que promova desenvolvimento e reduza desigualdades. O Brasil está de parabéns por conduzir esse diálogo com maturidade. O impacto do tarifaço foi menor do que o previsto, e agora é hora de transformar essa nova fase em mais protagonismo e oportunidades para o nosso País no cenário global”, emendou.
