8 de outubro de 2025
Salvador

Prefeitura de Salvador apoia evento estratégico da Marinha do Brasil

Fotos: Adam Vidal / PMS

A Prefeitura de Salvador irá apoiar o evento ARAMUSS 2025 (Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation), encontro inédito promovido pela Marinha do Brasil, entre os dias 10 e 14 de novembro, na Base Naval de Aratu, voltado à tecnologia de sistemas autônomos marítimos.

Na ocasião, estarão reunidos instituições acadêmicas e representantes da indústria nacional e internacional para apresentar e testar tecnologias voltadas à operação de sistemas autônomos embarcados.

Na última segunda-feira (6), uma comitiva da gestão municipal, liderada pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, esteve reunida no Complexo Naval de Aratu com representantes do Comando do 2º Distrito Naval para oficializar o apoio da Prefeitura ao evento.

“Estamos apoiando com entusiasmo a realização da ARAMUSS 2025, um evento que posiciona Salvador no mapa da inovação tecnológica aplicada ao ambiente marítimo. Realizamos uma reunião preparatória com diversos órgãos da Prefeitura para compreender as demandas e garantir todo o suporte necessário”, afirmou a vice-prefeita.

“A Marinha do Brasil é uma instituição comprometida não apenas com a defesa do nosso território, mas também com as questões sociais e com a construção diária da cidadania. Essa parceria fortalece os avanços da nossa cidade, impulsiona o turismo de sol e mar e estimula o desenvolvimento científico e tecnológico”, acrescentou Ana Paula.

O evento terá foco em Inteligência Artificial e robótica aplicada ao ambiente marítimo, com destaque para demonstrações de drones especializados em guerra de minas, workshops, palestras e mesas-redondas.

Ao unir esforços com a Marinha, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Azul, a valorização da costa soteropolitana e o estímulo à pesquisa aplicada em áreas estratégicas como inteligência artificial, robótica e defesa.

O comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Garriga, destacou os laços históricos entre a Marinha do Brasil e o povo baiano, além da relevância estratégica do Complexo Naval de Aratu. “A Bahia e, em especial, a cidade de Salvador mantêm com a Marinha laços históricos de amizade, respeito e cooperação que atravessam gerações. O Complexo Naval de Aratu é uma instalação estratégica para o país e sediar um evento de inovação tecnológica como este, com o apoio da gestão municipal, reforça o papel da Marinha como promotora do desenvolvimento científico e da integração com a sociedade civil”, afirmou.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas no link https://www.even3.com.br/aramuss-2025-606626/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *