9 de outubro de 2025
Salvador

Comitê de Sustentabilidade realiza encontro para discutir ações em órgãos da Prefeitura

Foto: Otávio Santos / Secom PMS
Reportagem: Eduardo Santos e Letícia Silva / Secom PMS

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e a Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) realizaram nesta quarta-feira (8) mais um encontro do Comitê de Promoção à Sustentabilidade e Resiliência. O grupo foi instituído em maio do ano passado para compatibilizar as rotinas administrativas dos órgãos e secretarias da Prefeitura de Salvador às melhores práticas de sustentabilidade.

O objetivo é alinhar a gestão municipal aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

A reunião do comitê aconteceu na sede da Arsal e contou com a presença de aproximadamente 60 integrantes dos 34 órgãos municipais integrantes do colegiado. Este é o quarto encontro do grupo para discutir programas e ações que podem ser desenvolvidos nas secretarias e órgãos.

Presidente do comitê e titular da Secis, Ivan Euler lembra que cada órgão municipal tem uma dupla de agentes que trabalham em prol desse tema, criando núcleos locais, realizando reuniões para debater o assunto e encontrar formas de aplicar nas respectivas pastas, a exemplo do programa institucional para coleta seletiva nos órgãos municipais, que será implantado em breve.

“Ações como a de hoje servem para que cada setor da Prefeitura mostre aquilo que vem desenvolvendo neste âmbito, para isso ser replicado nas demais secretarias. A pauta da sustentabilidade precisa ser transversal, com a presença e o entendimento de todos os envolvidos sobre a importância deste tema”, explicou Euler. Ainda de acordo com o secretário, o comitê vem sendo capacitado para fazer da capital baiana uma cidade neutra em carbono, além de construir um novo plano de ação climática. 

Na reunião desta quarta, a Arsal apresentou o que tem desenvolvido na área de sustentabilidade e resiliência. “Esta reunião é a oportunidade de prestarmos conta daquilo que estamos desenvolvendo, de forma a enriquecer e contribuir com o exercício dos colaboradores das demais entidades que compõem este comitê. Estamos desenvolvendo contatos e parcerias com cooperativas para melhor destinação dos descartes, e com isso já aumentamos a capacidade de coleta”, afirmou o diretor administrativo financeiro da Arsal, Eduardo Santana. 

Responsável pela condução das oficinas sobre a aplicação dos ODS na capital baiana, Leana Mattei, gerente de ESG e Sustentabilidade da Secis, entende o encontro como um evento de extrema relevância. “É uma ação com o intuito de construir um fluxo de trabalho capaz de capacitar os representantes das diversas secretarias, visando fortalecer o entendimento de que a agenda sustentável é transversal a todos os órgãos. É a formação de um time de pertencimento, onde todos se vêem parte dessa construção”, apontou.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/encontro-do-comite-de-promocao-a-sustentabilidade-e-resiliencia/ . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *