Um relatório da Fiocruz apontou um crescimento no número dos casos de Covid-19 em estados do Nordeste e na Bahia na primeira semana do mês de dezembro, intitulada “Semana Epidemiológica 49”. A informação foi compartilhada nesta última quinta-feira (14), no Boletim InfoGripe.
De acordo com o boletim, o estado da Bahia foi o primeiro no nordeste a notar o aumento dos casos mais recentemente, embora tenha havido uma pausa nos casos em um período. A Fiocruz compartilhou que o início de um novo ciclo pode acontecer:
“Há sinal de aumento na Bahia, no Ceará, no Maranhão, na Paraíba e em Pernambuco em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave , SRAG, por covid-19. No Maranhão, na Paraíba e em Pernambuco, o volume ainda é relativamente baixo, e o ritmo de crescimento é leve”
O risco de mortalidade pela Covid-19 se mantém mais alto para crianças abaixo dos dois anos de idade e idosos acima dos 65, aponta o relatório da Fiocruz, e diante desse panorama, os estados terão que retomar a vacinação pública.
Segundo o relatório, o coronavírus estava presente em 61,6% das mortes registradas nas últimas quatro semanas epidemiológicas, sendo o restante causado pelo vírus sincicial respiratório (13,3%), influenza A (1,3%) e Influenza B (0,3%).
Fonte: Varela Net