Vereadores propõem título de ‘cidadão paulistano’ a Fux, único que votou para absolver Bolsonaro
A Câmara Municipal de São Paulo avalia conceder ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), o título de cidadão paulistano.
A proposta da vereadora Zoe Martínez (PL) reconhece “o impacto positivo de sua atuação na consolidação da democracia, no fortalecimento das instituições e na promoção da Justiça”.
Fux foi o único ministro da Primeira Turma do STF que votou para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo da trama golpista.
O projeto de decreto legislativo foi lido nesta quarta-feira, 8, na sessão ordinária, o que na prática dá início à tramitação do texto. A proposta segue agora para análise em comissão.

A iniciativa da vereadora contou com o apoio de parlamentares do PL, PP, União Brasil, MDB, Podemos, PSD, Novo e até do vereador Alessandro Guedes, do PT.
O título de cidadão paulistano é uma honraria concedida a pessoas que, embora não tenham nascido em São Paulo, prestam serviços relevantes e contribuem para o desenvolvimento e a melhoria da cidade.
Na justificativa do projeto, consta que o ministro deve ser reconhecido pela “notável trajetória de vida, dedicação ao Direito, à Justiça e à defesa intransigente da Constituição Federal”.