10 de outubro de 2025
Salvador

Corredor Verde: Prefeitura chega a 61 árvores plantadas na Pituba e planeja ação no Cabula

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), já realizou o plantio de 61 árvores na Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, pelo projeto Corredor Verde. No total, o programa prevê o plantio de 115 árvores ao longo dos 2,5 quilômetros da via, a primeira na capital baiana a receber novas mudas pelo projeto.

Nesta quinta-feira (9), foram plantadas seis mudas no trecho. O trabalho é realizado em etapas, com ajustes técnicos em alguns pontos devido à presença de tubulações subterrâneas. A iniciativa tem como objetivo ampliar a arborização e promover a transformação do espaço urbano em Salvador.

O titular da Secis, Ivan Euler, revelou que a Rua Silveira Martins, no Cabula, deverá ser a próxima região da cidade a ter o Corredor Verde implantado. “A meta é concluir sete corredores verdes na cidade de Salvador até 2028. Estamos desenvolvendo o projeto do próximo Corredor Verde na cidade; possivelmente iremos concluir o projeto na semana que vem, para implantarmos o corredor na Rua Silveira Martins, no Cabula”, disse.

Recepção – De acordo com o secretário, a recepção da comunidade ao programa tem sido positiva. “A nossa avaliação do plantio é positiva. Quase sempre que plantamos, moradores elogiam pelo fato de proporcionar mais sombra na região. Estamos nos aproximando do final da Avenida Manoel Dias, mas o plantio ainda não foi finalizado. Já foram plantadas 55 árvores, às quais foram adicionadas mais seis hoje, totalizando 61 árvores plantadas, em um projeto que visa 115”, afirmou.

Ainda segundo Euler, ajustes foram necessários em alguns pontos por causa de interferências subterrâneas. “Em sete locais de plantio, foi necessário realizar ajustes devido à presença de tubulações, apesar de termos consultado a Embasa e a Bahiagás para mapear as redes de água, esgoto e gás. Se não fossem essas intervenções, teríamos mais árvores plantadas”, pontuou.

O diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, também comentou o avanço da iniciativa: “Estamos próximos de ultrapassar a metade do plantio neste trecho. A Manoel Dias já apresenta uma nova aparência. Em breve, as árvores proporcionarão sombra, transformando a avenida, que necessitava desse trabalho de arborização”, afirmou.

Moradores e comerciantes interessados podem solicitar o plantio de árvores em frente aos seus imóveis. “Caso algum morador ou comerciante da região deseje uma árvore em frente ao seu imóvel, basta entrar em contato com a Secis, pelo telefone 3202-5646. A solicitação será encaminhada ao Savam, que fará uma análise técnica para avaliar as condições do subsolo, levando em consideração a presença de concessionárias como Coelba, Telefonia e Bahiagás”, explicou Resch.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *