12 de outubro de 2025
Politica

Barroso anuncia aposentadoria do STF: ‘Não tenho qualquer apego ao poder’

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou nesta quinta-feira, 9, que vai antecipar a aposentadoria. O anúncio foi feito em pronunciamento no plenário, após a sessão de julgamentos.

“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo”, disse o ministro.

Barroso admitiu que levou em consideração o impacto que a exposição pública tem na vida de seus familiares. O filho dele, Bernardo Van Brussel Barroso, diretor do banco BTG Pactual em Miami, está trabalhando do Brasil desde que o governo de Donald Trump suspendeu vistos dos ministros do STF.

“Os sacrifícios e ônus da função acabam de transferindo aos familiares e pessoas queridas, que sequer têm qualquer responsabilidade pela nossa atuação”, justificou o ministro.

Barroso deixou a presidência do STF em setembro, após um mandato de dois anos, e já havia admitido publicamente que considerava antecipar a aposentadoria. Ele poderia ficar no Supremo até 2033.

Luís Roberto Barroso fez seu último discurso como presidente do STF
Luís Roberto Barroso fez seu último discurso como presidente do STF

(em atualização)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *