STF: quem são os próximos ministros a se aposentar por idade?
Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira, 9, durante sessão plenária, que vai antecipar a sua aposentadoria e já se retirar das atividades da Corte na próxima semana.
“Fora desta bancada, continuarei a trabalhar por um tempo de paz e fraternidade. E reitero a integridade, a civilidade e a empatia vêm antes da ideologia e das escolhas políticas. O radicalismo é inimigo da verdade”, disse Barroso com a voz embargada.
Nascido em 1958, o ministro está hoje com 67 anos, o que significa que ele antecipou a sua aposentadoria em oito anos – pela aposentadoria compulsória (por idade), o magistrado deixaria o STF só em 2033, quando completasse 75 anos.

Usando o critério da idade, o próximo ministro a se aposentar deve ser Luiz Fux, que completará 75 anos em abril de 2028. Na sequência, a ministra Carmen Lúcia, hoje com 71 anos, em março de 1979. Veja a seguir a lista dos próximos ministros do STF a se aposentar por idade:
- Luiz Fux (72 anos) – abril de 2028;
- Cármem Lúcia (71 anos) – abril de 2029;
- Gilmar Mendes (69 anos) – dezembro de 2030;
- Luiz Edson Fachin (67 anos) – fevereiro de 2033;
- Dias Toffoli (57 anos) – novembro de 2042;
- Flavio Dino (57 anos) – abril de 2043;
- Alexandre de Moraes (56 anos) – dezembro de 2043;
- Kassio Nunes Marques (53 anos) – fevereiro de 2047;
- André Mendonça (52 anos) – dezembro de 2047;
- Cristiano Zanin (49 anos) – novembro de 2050;
Com a saída de Barroso, o presidente Luís Inácio Lula da Silva deverá indicar outro juiz para a Suprema Corte, conforme prerrogativa prevista na Constituição de 1988. Neste mandado o petista já nomeou Cristiano Zanin, em 2023, e Flávio Dino, em 2024.
Conforme mostrou o Estadão, o presidente deve conversar com integrantes do Supremo sobre o assunto, mas já tem um favorito: o advogado-geral da União, Jorge Messias, que ganhou pontos com Lula depois que tomou a iniciativa de contratar um escritório nos EUA para defender os interesses do Brasil em meio à crise com o governo Trump.
Além dele, há também o nome de Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), que já foi elogiada por ele em eventos sociais. Lula teria ficado impressionado com ela, especialmente com as declarações sobre crimes militares cometidos por Jair Bolsonaro por planejar um golpe de Estado.
Nomes como o do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e de Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), também são apontados como possíveis candidatos à vaga que ficará aberta com a saída de Barroso. / COLABOROU CAROLINA BRÍGIDO