19 de outubro de 2025
Politica

Presidente do Serpro suspende licitação milionária após denúncia de favorecimento

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) suspendeu uma licitação de R$ 77 milhões e abriu uma investigação interna após receber uma denúncia de suposto favorecimento a uma empresa por ligações com uma superintendente do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da estatal, Alexandre Amorim, na última sexta-feira, 10. O Serpro é a empresa pública responsável pela gestão tecnológica do governo.

A licitação foi aberta para contratar uma plataforma de gerenciamento empresarial. Segundo a denúncia enviada ao Serpro e obtida pela Coluna do Estadão, a Lotus, empresa que havia sido declarada vencedora, usou infraestrutura da PPN Tecnologia, companhia dirigida por José Gomes Júnior, ex-superintendente do Serpro e casado com Fernanda Gomes, superintendente de Integração com o Negócio do Serpro.

Procurado, o Serpro afirmou que “não comenta casos sob apuração, mas reitera seu compromisso com a governança, a ética e a lisura de seus processos licitatórios”. Leia o comunicado na íntegra ao fim da reportagem. A superintendente do Serpro, o ex-superintendente, a Lotus e a PPM não responderam.

Ainda de acordo com a denúncia, a Lotus ficou em terceiro lugar no edital e só passou à liderança depois que os dois primeiros colocados foram desclassificados por problemas técnicos.

Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Leia o comunicado do Serpro

“O Serpro informa que o processo licitatório mencionado encontra-se suspenso preventivamente por decisão do presidente do Serpro, Alexandre Amorim, com o objetivo de permitir análise detalhada de denúncia recebida por meio do canal Fala.BR.

Em alinhamento com os princípios de transparência e integridade que regem a atuação da estatal, foi instaurado procedimento interno para apuração dos fatos, conduzido pelas áreas competentes de conformidade e integridade da empresa, conforme os ritos previstos nas normas internas e na legislação aplicável.

O Serpro reforça que toda denúncia formalmente registrada é analisada com rigor técnico e dentro dos prazos legais, garantindo o contraditório e a ampla defesa das partes eventualmente envolvidas.

A empresa não comenta casos sob apuração, mas reitera seu compromisso com a governança, a ética e a lisura de seus processos licitatórios.

Sobre a citação a empregados, o Serpro esclarece que não comenta situações individuais, mas atua de forma isenta e em conformidade com suas normas de conduta e integridade corporativa.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *