Alckmin avança em acordo de indústria de defesa com a Índia
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, tem avançado, em reuniões na Índia, as negociações para um acordo com aquele país sobre a indústria de defesa. Em fase final, a parceria envolve desenvolvimento, produção e comercialização de produtos bélicos.
Alckmin está na Índia com outros ministros para preparar a viagem do presidente Lula (PT) ao país, no início do próximo ano. Também integram a comitiva os ministros da Defesa, José Múcio, e da Saúde, Alexandre Padilha.
Nessa quarta-feira, 15, a primeira agenda de Alckmin foi com Múcio e o ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh. Eles trataram dos detalhes da Parceria de Indústria de Defesa entre os dois países. Um memorando vai definir as bases do acordo, que deve ser assinado no começo de 2026, quando Lula estiver na Índia.
No próximo mês, o Brasil demonstrará à delegação indiana as capacidades industriais e científicas nacionais no Diálogo da Indústria de Defesa (DID) Brasil–Índia em São José dos Campos (SP). Trata-se do principal polo tecnológico e aeronáutico do País, onde ficam a Embraer, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
