18 de outubro de 2025
Politica

Fachin participará de mutirão por ‘habite-se’ em prisões

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson Fachin, participará na próxima segunda-feira, 20, de um mutirão nacional nas prisões. A ação vai basear a emissão de alvarás de funcionamento das cadeias pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros, uma espécie de “habite-se”, medida inédita no País. O documento garante medidas mínimas de habitação.

Fachin vai inspecionar uma carceragem na Paraíba. Neste mês, centenas de juízes de todo o Brasil têm feito uma força-tarefa para fiscalizar cerca de mil prisões.

O grupo vai avaliar condições desses locais, a exemplo da oferta de água, alimentação, salubridade e infraestrutura. Atualmente, o País tem 941,7 mil presos, sendo 235,9 mil em regime domiciliar.

O mutirão faz parte do Pena Justa, plano nacional do Judiciário para enfrentar a calamidade nas prisões brasileiras. Com 300 metas a serem cumpridas até 2027, o projeto cumpre uma determinação unânime do STF, que em 2023 reconheceu um “estado inconstitucional” das cadeias, com violações sistemáticas de direitos humanos pelo poder público nas carceragens.

Ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal
Ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *