18 de outubro de 2025
Politica

Como Lula se aproximou de bispo da Assembleia de Deus que pediu votos para Bolsonaro

A inusitada cena do presidente Luiz Inácio Lula da Silva orando nesta semana, em seu gabinete no Palácio do Planalto, com um líder evangélico que pediu votos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições tem uma explicação. A aproximação do petista com o bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira, começou a ser construída ainda na transição de governo, no fim de 2022. E a ponte para essa improvável aliança tem nome e sobrenome: Jorge Messias, o advogado-geral da União que agora deve ser indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Na transição, o Messias me procurou. Ele foi uma ponte para sair dessa polarização. E está sempre presente”, contou à Coluna do Estadão o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que acompanhou o bispo na visita a Lula nesta quinta-feira, 16.

O parlamentar também aponta outro motivo para a boa relação com o governo Lula: em 2021, na gestão Bolsonaro, tanto Messias quanto o agora líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), trabalharam para aprovar a indicação do pastor evangélico André Mendonça para o STF, que enfrentava resistência de petistas e do então presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que hoje ocupa o cargo novamente.

A partir da transição, Messias deu continuidade ao esforço para reaproximar Lula dos evangélicos, mas até esta quinta-feira, 16, não havia ocorrido nenhum encontro do petista com Cezinha e o bispo Samuel Ferreira. Como mostrou a Coluna, o presidente da República chegou a dizer a aliados que havia desistido de conquistar o apoio de evangélicos. Mas tudo mudou com a possibilidade de indicação de Messias para o Supremo, com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também tem atuado junto a mulheres evangélicas.

Diante do novo cenário, o convite do Planalto para os líderes religiosos finalmente chegou. “Eu fui e iria dez vezes se o presidente chamar”, garantiu Cezinha. Ele reconhece que os evangélicos, em geral, tem posições políticas mais à direita, mas ressalva: “a Igreja também atende ao que a Bíblia ensina, que é respeitar as autoridades”.

Cezinha afirma que Messias, se indicado ao STF, será um “excelente” ministro. “Tem nosso apoio total”, frisou. Apesar disso, o deputado não deixa de acenar ao bolsonarismo. “Não significa que estamos contra o presidente Bolsonaro, que está preso injustamente”, disse.

NACIONAL - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o Bispo Primaz Manoel Ferreira, o Bispo Samuel Ferreira e o Deputado Federal Cezinha de Madureira. Palácio do Planalto – Brasília (DF)

Foto: Ricardo Stuckert / PR
NACIONAL – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o Bispo Primaz Manoel Ferreira, o Bispo Samuel Ferreira e o Deputado Federal Cezinha de Madureira. Palácio do Planalto – Brasília (DF)

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *