21 de outubro de 2025
Politica

Procuradores do Mercosul se reúnem às vésperas da COP30 para ampliar cooperação no combate ao crime

Representantes dos Ministérios Públicos dos países do Mercosul se reuniram nesta segunda-feira, 20, em Belém, para debater estratégias de combate ao crime organizado, a cooperação em áreas de fronteira e a criação de equipes conjuntas de investigação.

Em uma reunião fechada, os responsáveis pela cooperação internacional dos MPs do Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Suriname apresentaram alternativas para o compartilhamento de informações estratégicas, especialmente em investigações criminais.

O tráfico de drogas, de pessoas e de recursos naturais e os crimes cibernéticos estão no topo de lista de preocupações das autoridades da região.

A procuradora Anamara Osório, secretária de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal, representou o Brasil no encontro, que faz parte da programação da 38ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul.

Os representantes compartilharam dados sobre tendências e padrões de crimes em cada país, trocaram informações sobre organizações criminosas, incluindo facções e cartéis, e apresentaram estudos em andamento.

“São dados que serão utilizados em tomadas de decisão ou no planejamento das investigações”, explica Anamara Osório.

Procurador-geral e outros representantes do Ministério Público estão em Belém em agendas que antecedem a COP30.
Procurador-geral e outros representantes do Ministério Público estão em Belém em agendas que antecedem a COP30.

A secretária de cooperação internacional da Bolívia, Maria Luisa Lopez, sugeriu a criação de mecanismos para facilitar a troca de informações sobre a nacionalidade dos presos em cada país. Há muitos brasileiros presos na Bolívia, segundo um censo feito no sistema prisional do país e apresentado pela procuradora.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os chefes dos Ministérios Públicos dos demais países vão aprovar amanhã uma declaração com compromissos para fortalecer o uso de tecnologias em apurações criminais.

As iniciativas acontecem às vésperas da Cúpula de Líderes das Nações Unidas (COP-30), em que Gonet vai se reunir com representantes dos Ministérios Públicos de 23 países para discutir estratégias de combate a crimes ambientais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *