Procuradores do Mercosul se reúnem às vésperas da COP30 para ampliar cooperação no combate ao crime
Representantes dos Ministérios Públicos dos países do Mercosul se reuniram nesta segunda-feira, 20, em Belém, para debater estratégias de combate ao crime organizado, a cooperação em áreas de fronteira e a criação de equipes conjuntas de investigação.
Em uma reunião fechada, os responsáveis pela cooperação internacional dos MPs do Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Suriname apresentaram alternativas para o compartilhamento de informações estratégicas, especialmente em investigações criminais.
O tráfico de drogas, de pessoas e de recursos naturais e os crimes cibernéticos estão no topo de lista de preocupações das autoridades da região.
A procuradora Anamara Osório, secretária de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal, representou o Brasil no encontro, que faz parte da programação da 38ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul.
Os representantes compartilharam dados sobre tendências e padrões de crimes em cada país, trocaram informações sobre organizações criminosas, incluindo facções e cartéis, e apresentaram estudos em andamento.
“São dados que serão utilizados em tomadas de decisão ou no planejamento das investigações”, explica Anamara Osório.

A secretária de cooperação internacional da Bolívia, Maria Luisa Lopez, sugeriu a criação de mecanismos para facilitar a troca de informações sobre a nacionalidade dos presos em cada país. Há muitos brasileiros presos na Bolívia, segundo um censo feito no sistema prisional do país e apresentado pela procuradora.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os chefes dos Ministérios Públicos dos demais países vão aprovar amanhã uma declaração com compromissos para fortalecer o uso de tecnologias em apurações criminais.
As iniciativas acontecem às vésperas da Cúpula de Líderes das Nações Unidas (COP-30), em que Gonet vai se reunir com representantes dos Ministérios Públicos de 23 países para discutir estratégias de combate a crimes ambientais.