Líder do governo defende chapa Lula-Alckmin para 2026
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), defendeu nesta quarta-feira, 22, a manutenção da chapa com o presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na eleição presidencial de 2026. O senador ponderou que, caso Alckmin decida concorrer a um cargo em São Paulo, uma boa opção para a vice seria a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).
“Minha opinião é manter a chapa vitoriosa, com Alckmin na vice. Temos que montar o time para enfrentar o adversário que vier”, disse o senador durante um almoço com empresários em Brasília, organizado pelo grupo Esfera Brasil.
Perguntado por um executivo se a ministra Simone Tebet poderia ser uma boa vice na chapa no cenário em que Alckmin dispute a eleição por São Paulo, Jaques respondeu:
“Seria bastante positivo. A chapa com Tebet abre diálogo com segmentos importantes”. Nessa terça-feira, 21, Alckmin disse que “o governo de São Paulo não está em cogitação”, e que está “muito feliz” como vice-presidente.
O senador disse ainda que Lula está com a “saúde muito boa” a poucos dias antes de completar 80 anos. Quando um empresário apontou Lula como “favorito”, Jaques fez uma ressalva, provocando risadas: “Nem gosto dessa palavra. Eu diria que ele é um player extremamente importante”.
O líder do governo Lula no Senado já foi ministro quatro vezes: das Relações Institucionais e do Trabalho, no primeiro mandato de Lula; da Casa Civil e da Defesa, na gestão Dilma. Governou a Bahia por dois mandatos.
