26 de outubro de 2025
Politica

A gafe do presidente do MDB de Minas que revela o apoio do partido a Tarcísio no Planalto

Presidente do MDB de Minas Gerais, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB) se empolgou durante um evento partidário na cidade de Juiz de Fora nesta semana. Ele anunciou que o partido decidiu apoiar a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) a presidente na eleição de 2026. Minutos depois, o deputado corrigiu a informação e disse que o apoio, na verdade, é para a reeleição de Tarcísio ao governo de São Paulo.

A assessoria de imprensa de Newtinho, como o parlamentar é conhecido, afirmou à Coluna do Estadão que houve “um equívoco de leitura por parte de todos de uma mensagem que chegou”.

É que, dias antes, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (MDB), declarara que o partido fechou o apoio a Tarcísio na campanha. Mas a referência foi à disputa estadual à reeleição, como forma de retribuir o apoio do governador ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), na última eleição municipal.

Como já é praxe, o MDB está dividido sobre a eleição nacional e a tendência, neste momento, é liberar os estados. Os diretórios do Norte e do Nordeste querem caminhar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até emplacar o vice na chapa do petista. Já os emedebistas do Sudeste e do Sul preferem estar com candidaturas de oposição ao governo federal. Uma ala defende lançar candidato próprio, a exemplo do que ocorreu com Simone Tebet (MDB) em 2022.

O deputado federal Newton Cardoso Jr durante discurso na Câmara dos Deputados
O deputado federal Newton Cardoso Jr durante discurso na Câmara dos Deputados

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *