Reunião entre Lula e Trump gera elogios de aliados e ironias da oposição nas redes; veja reações
A reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, neste domingo, 26, na Malásia, repercutiu entre a oposição e aliados da base governista. Enquanto integrantes do governo comemoraram o encontro como sinal de retomada do diálogo com os Estados Unidos, políticos do PL exploraram o fato de o presidente americano ter mencionado o ex-presidente Jair Bolsonaro antes da conversa bilateral.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ironizou o encontro nas redes sociais. Ele compartilhou um vídeo em que Trump diz que “sempre gostou” do ex-presidente.
“Lula encontra Trump e, na mesa, um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: BOLSONARO. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”, escreveu no X.
A publicação foi compartilhada pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), reforçando o tom de provocação da ala bolsonarista diante da aproximação entre os dois presidentes.

Do lado do governo, ministros e aliados celebraram o gesto diplomático. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que “o Brasil retoma o diálogo com o mundo sob a liderança de um verdadeiro estadista”. Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, escreveu: “Lula, gigante pela própria natureza!!!”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também comentou o encontro e adotou um tom conciliador. Ele elogiou a iniciativa de Lula e Trump, afirmando que o diálogo e a diplomacia “voltaram a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos”.
Ele acrescentou que “quando líderes escolhem conversar, a História agradece”. Motta disse ainda que a Câmara está “à disposição da diplomacia brasileira, votando temas importantes e comprometida em servir ao País”.
A manifestação ocorre num momento em que o presidente da Casa tenta se equilibrar entre o grupo bolsonarista, sob pressão pela votação do PL da Anistia, e as siglas da base governista, que foram decisivas para sua eleição ao comando da Câmara.
O encontro entre Lula e Trump começou às 15h30 (horário local), no Centro de Convenções de Kuala Lumpur (KLCC), e foi confirmado pelos dois governos, em paralelo à Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Entre os temas tratados, estiveram o tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros exportados para os EUA e as sanções aplicadas contra autoridades brasileiras. Trump indicou que poderá rever as medidas, a depender do avanço das negociações entre os dois países.
Veja reações de políticos ao encontro entre Lula e Trump
Interessante laço entre Trump e Bolsonaro é a empatia:
a capacidade de @realDonaldTrump se colocar no lugar de @jairbolsonaro e imaginar que, quando sair da presidência, Lula e sua equipe apoiarão a lawfare que certamente Trump sofrerá.
Faça a leitura corporal👇 https://t.co/loCl6Ciytm pic.twitter.com/aENUZBqdRb
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) October 26, 2025
Na cara do Lula, Trump rasga elogios a Bolsonaro e chama-o de “grande homem”. Parece que a reunião não saiu como o Barbudinho esperava. A imprensa ontem correu para dizer que “Bolsonaro era página virada para Trump”. A imprensa militante é um câncer. pic.twitter.com/Vnze4tqUbs
— Coronel Chrisóstomo (@DepChrisostomo) October 26, 2025
Na Malásia, o presidente @LulaOficial se reuniu com Donald Trump para discutir a agenda econômica Brasil–EUA.
O Brasil retoma o diálogo com o mundo sob a liderança de um verdadeiro estadista. 🇧🇷 pic.twitter.com/FvqA2RezxC— Alexandre Silveira (@asilveiramg) October 26, 2025
PR Lula , GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA !!! pic.twitter.com/Jqt7yvhsci
— Alexandre Padilha (@padilhando) October 26, 2025
Cumprimento os presidentes @LulaOficial e @realDonaldTrump pelo importante encontro de hoje. Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos. Quando líderes escolhem conversar, a História agradece. Foi assim nas…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) October 26, 2025
