28 de outubro de 2025
Politica

Bastidores: governo Lula comemora ‘fracasso’ da previsão de bolsonaristas sobre Marco Rubio

Após o encontro presencial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, com direito a foto dos dois sorridentes, o governo comemorou um fato em especial: o “fracasso” da previsão de bolsonaristas de que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, seria um empecilho para o avanço das tratativas do tarifaço.

“Os fatos falam por si”, afirmou à Coluna do Estadão um integrante do governo, ao comentar o papel de Rubio nas articulações para um acordo. Depois da ligação telefônica entre Lula e Trump no começo do mês, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) havia classificado como “golaço” a escolha de Rubio para dar andamento às negociações por anteverem que ele criaria dificuldades ao Brasil com seu perfil ideológico. A brincadeira no governo, agora, foi de que o filho Zero Três do ex-presidente Jair Bolsonaro “só faz gol contra”.

Como mostrou a Coluna, o governo apostava na “boa relação” entre o chanceler Mauro Vieira e Rubio para neutralizar a influência do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde o começo do ano para articular sanções a autoridades brasileiras. Em julho, logo após o anúncio do tarifaço, o ministro e o secretário de Estado haviam se encontrado de forma reservada.

Em conversa com a Coluna após o telefonema de Trump para Lula, o ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, também havia minimizado o possível impacto negativo da indicação de Rubio para liderar as negociações comerciais. “Não preocupa”, declarou. Para Amorim, Rubio agiria de forma técnica e apenas obedeceria as orientações do chefe da Casa Branca.

Reunião entre chanceler brasileiro e secretário de Estado americano abriu caminho para negociações

Em 16 de outubro, Vieira e Rubio se encontraram na Casa Branca para conversas iniciais que abriram caminho para o encontro presencial entre Lula e Trump, que ocorreu nesta domingo, 26, em Kuala Lumpur, na Malásia, onde os dois participaram como convidados da 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Tanto Lula quanto Trump disseram que a conversa foi positiva. “Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer, mas vamos ver. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver, agora eles estão pagando acho que 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou Trump a jornalistas nesta segunda-feira, 27.

Mauro Vieira e Marco Rubio conversam na Casa Branca. Foto Embaixada do Brasil em Washington
Mauro Vieira e Marco Rubio conversam na Casa Branca. Foto Embaixada do Brasil em Washington

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *