2 de novembro de 2025
Cultura

Programação infantil, cinema, teatro e mais: confira o que rolou na FGM em outubro

Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas

Foto: Jefferson Peixoto | Secom PMS

Outubro passou pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) deixando marcas em ações e eventos que movimentaram o mercado e o cenário cultural de Salvador. Confira os destaques do mês:

As comemorações pelo Mês das Crianças foram conduzidas pela Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e da Leitura (Gebib), que levou o teatro de fantoches ao Hospital Ana Nery. A montagem, sucesso na Flipelô 2025, teve como objetivo aproximar os pequenos da literatura regional por meio da peça ‘O Mundo Fantástico de Dias Gomes’, apresentada em parceria com a equipe da Biblioteca Municipal Nair Goulart. De forma lúdica e encantadora, os fantoches deram vida a personagens icônicos do autor –  Porcina, João das Asas, Sinhozinho Malta e o Bem Amado. Como parte das ações, a FGM também participou da 3ª edição do Festival das Crianças, realizada no dia 10, no Parque da Cidade, reunindo alunos da rede municipal e crianças da comunidade em uma manhã de arte, cultura e diversão.

Festival das Crianças no Parque Cidade. Foto: Jefferson Peixoto | Secom PMS

O projeto ‘Vivências Criativas Boca de Brasa’ seguiu com a proposta de levar artistas e alunos das Escolas Criativas de diferentes territórios a vivenciarem atividades culturais em toda a cidade. Após participar do espetáculo Erê, do Bando de Teatro Olodum, a iniciativa apostou em uma nova experiência audiovisual. Cerca de 25 alunos participaram de uma visita técnica ao Open Air Brasil, o maior cinema a céu aberto do mundo, onde também assistiram ao filme ‘Uma Batalha Após a Outra’.

O Teatro Gregório de Mattos recebeu a estreia do espetáculo Ariano Brasa Brasileiro, do Núcleo de Teatro e Artes Integradas do Barracão das Artes. As apresentações, realizadas entre os dias 17 e 19, foram sucesso de público. O experimento cênico é uma leitura livre das obras ‘História do Rei Degolado nas Caatingas do Sertão – Livro I e II’, de Ariano Suassuna, explorando a fusão entre o erudito e o popular.

Outubro também marcou o início do projeto ‘AfroEstima: Trilha Formativa em Produção Cultural – Conexão Afropunk Brasil 2025’, que está capacitando 20 agentes culturais para atuar em um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, o Afropunk Brasil. Dos selecionados, 16 são egressos das Escolas Criativas Boca de Brasa, programa de formação criativa desenvolvido pela FGM. 

Direto do Boca de Brasa, Nathalia Leal participou da aula inaugural. Foto: Luiz Otávio Freire

O mês também foi palco da VII edição do Animaí – Festival Baiano de Animação e Games, um dos principais eventos do país dedicados à cultura digital. O festival promoveu mostras, oficinas, painéis, encontros de mercado, exposições e apresentações artísticas, reunindo criadores, produtores e pesquisadores em uma grande celebração da criatividade e da tecnologia. O projeto foi possibilitado pela FGM através do edital Gregórios – Ano IV.

No dia 17, o Bando de Teatro Olodum comemorou seus 35 anos de atividades com a leitura dramática da obra Zumbi Está Vivo e Continua Lutando, dirigida por Lázaro Ramos, no Espaço Cultural da Barroquinha. O mês também marcou o começo das comemorações dos 10 anos do grupo de teatro Terceira Margem, com a apresentação do espetáculo ‘A Máquina que Dobrava o Nada’, que ocupou o espaço Boca de Brasa Cajazeiras no dia 31. Ao todo, serão oito apresentações de diferentes obras, realizadas com apoio da FGM.

A FGM também participou do Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, realizado entre os dias 27 e 28 de outubro, na Casa das Histórias, no bairro do Comércio. O evento reuniu dirigentes culturais de todo o país, incluindo representantes do Ministério da Cultura, para discutir cooperação federativa, inovação e fortalecimento das políticas culturais municipais.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro , participou do evento. Foto: Otavio Santos/ SECOM PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *