5 de novembro de 2025
Politica

Vale, Fiesp e governo Castro debatem COP-30 no Rio de Janeiro em evento da ONU

Enquanto os holofotes ainda estão voltados para a segurança pública, após a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) na semana passada, o Rio também será palco nos próximos dias de debates sobre a COP-30. A Organização das Nações Unidas (ONU) fará um evento entre quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6, na capital fluminense para discutir inovação, empreendedorismo e economia verde. As discussões que antecedem a conferência climática contam com a participação de integrantes do governo Cláudio Castro e de autoridades internacionais.

A iniciativa, batizada de Fórum Global de Inovação, é da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e conta com apoio da Vale e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No Brasil, é organizada pelo ex-secretário nacional da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente Marcelo Donnini Freire.

“Não existe transição sem inovação. E o Brasil possui posição estratégica para ser protagonista global dessa economia verde, pois já conta um ecossistema em franco desenvolvimento”, afirma Freire.

“Para sua ampliação, contudo, é preciso atuar de forma ampla, do fomento ao empreendedorismo às discussões sobre instrumentos financeiros e regulatórios que permitam a multiplicação de inovações com poder de gerar impacto positivo na agenda climática global”, emenda o ex-secretário.

Estão confirmados no evento o vice-presidente global do ClimateWorks Foundation, Surabi Menon, o vice-presidente do Asian Infrastructure Investment Bank, Ajay Bhushan Pandey, o diretor da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, James Grabert, o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, e o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcelo Saintive.

A COP-30 ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). Menos de semana após a megaoperação no Rio, o governo Lula decretou Garantia da Lei e da Ordem no Pará. O governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), no entanto, disse à Coluna do Estadão que o pedido de GLO não tem qualquer relação com o episódio.

Cristo Redentor
Cristo Redentor

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *