Fusão dá sobrevida ao PSDB e instiga candidatura de Aécio ao governo de Minas Gerais
A fusão do PSDB com o Podemos, que recebeu aval ontem da cúpula tucana, deu sobrevida ao partido e instigou possível candidatura de Aécio Neves ao governo de Minas Gerais em 2026. As duas siglas terão 83 prefeitos e se consolidarão como a segunda maior força do Estado, atrás apenas do PSD e empatadas com o Republicanos.
Como mostrou a Coluna do Estadão, Aécio tem reunido apoios para disputar o cargo. Pesquisa Quaest de dezembro exibiu o tucano em segundo lugar, com 15%. Em primeiro, apareceu Cleitinho (Republicanos), com 26%.
“Quanto à candidatura em Minas, não é meu foco agora, mas é claro que existem manifestações lá o tempo inteiro, porque disputo as eleições lá”, disse Aécio à Coluna, ao afirmar que focará primeiro em fechar os detalhes da fusão.
Um dos principais nomes hoje do Podemos em MG, o senador Carlos Viana avalia migrar para o União Brasil, segundo aliados. Sem a concorrência de Viana, que disputou o governo estadual em 2022, Aécio pode ser tornar o candidato natural da nova aliança partidária no Estado.
“Eu costumo brincar dizendo que mandaram muitas coroas de flores ao longo dos últimos meses para o PSDB, e muita gente vai ter que pedir reembolso do dinheiro gasto porque nós voltamos como uma força renovada”, declarou Aécio à Coluna.
