Com apoio da Prefeitura, Afropunk Brasil celebra cultura negra e ancestralidade em Salvador neste fim de semana

Foto: Matheus L8/ Divulgação
Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS
Um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, o Afropunk Brasil acontece na capital baiana neste sábado (8) e domingo (9) com shows, performances e experiências de moda. O evento faz parte do calendário do Novembro Salvador Capital Afro, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e transformará o Parque de Exposições, na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), numa celebração da diversidade e da ancestralidade.
“Receber o Afropunk aqui é afirmar que nossa cidade é, sim, um território de arte, de resistência e de liberdade. Cada batida, cada cor, cada voz que ecoa nesse evento reforça a potência da nossa cultura e a importância de valorizar o protagonismo negro em todas as suas expressões. É uma alegria e uma honra para nós, da Prefeitura, sermos parte de uma história que conecta Salvador com o mundo, reafirmando nossa identidade como a capital da cultura afro-brasileira”, disse a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos.
O cantor Tatau será uma das atrações, apresentando-se no domingo em uma homenagem aos 40 anos da Afro Axé Music, convidando Márcia Short e Lazzo Matumbi. O artista, compositor de hits como ‘Protesto Olodum’ e ‘Araketu Bom Demais’, não esconde a felicidade em participar grade do evento.
“Temos músicas pesquisadas, buscadas e, principalmente, blocos afro que são o pilar dessa relação. Estarei acompanhado de parceiros de jornada, da mesma música preta comprometida com a sociedade. Lazzo é um querido, ídolo meu, e Marcinha já tem uma história comigo de amizade, carinho e respeito. A gente tem ensaiado bastante, tratando como algo especial, por ser um evento único. Vamos aproveitar bastante, vai ter música preta para a gente se alegrar, é celebração plena, sem sombra de dúvidas”.
Com shows a partir das 17h30, programação também inclui nomes como Jorja Smith, Tems, BaianaSystem, Liniker, Péricles, BK’, Coco Jones e ÀTTOOXXÁ, com apresentações divididas entre os dois dias do evento.
A diretora de Negócios do Afropunk, Rose Sousa, celebrou a parceria com a cidade. “A Prefeitura entendeu como o Afropunk contribui para Salvador e reconhece este valor, tanto que já o relaciona no calendário de atividades do município. O festival é também uma plataforma de turismo, gerando mais de R$ 50 milhões para a cidade. Este ano, temos 19 atrações nacionais e internacionais, mobilizando um público 40% vindo de fora da Bahia. São pessoas vindo de todos os estados brasileiros, além de estrangeiros de 25 países”, afirmou.
Confira a programação do Afropunk 2025:
Sábado, 8 de novembro
DJ Boneka
Núbia convida Muzenza
Budah convida Wyclef Jean
Coco Jones
Péricles
BK’
ÀTTOOXXÁ
Domingo, 9 de novembro
DJ Umiranda
MC Luanna
Os Garotin
Tems
Liniker
BaianaSystem convida Sister Nancy
40 anos da Afro Axé Music: Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi
