Menções a crime organizado disparam 183% nas redes em meio à criação de CPI
As menções nas redes sociais ao crime organizado aumentaram 183% nos últimos dois dias, segundo uma pesquisa da Nexus obtida pela Coluna do Estadão. A alta acontece em meio à instalação da CPI do Crime Organizado no Senado, nessa terça-feira, 4, uma resposta à operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, deflagrada na última semana.
O levantamento analisou publicações no X, Instagram e Facebook entre a última segunda-feira, 3, e esta quarta-feira, 5. Ao todo, o tema foi citado em 210 mil publicações no X.

O comando da CPI do Senado foi dividido da seguinte forma: Fabiano Contarato (PT-ES) na presidência; Hamilton Mourão (Republicanos-RS) na vice-presidência; e Alessandro Vieira (MDB-ES) na relatoria. O pedido de criação do colegiado partiu de Vieira, ex-delegado de Polícia Civil.
Como mostrou a Coluna, a direita pretende usar os resultados positivos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), no combate à criminalidade para tentar desgastar o governo Lula. O senador Efraim Filho (União-PB) pedirá que Caiado compareça à CPI, o que já foi aceito pelo relator da comissão.
