6 de novembro de 2025
Politica

Travessias Hídricas: SP ganha selo verde a 7 dias do leilão e aposta em turbinar investimento

A uma semana do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas, São Paulo ganhou uma certificação verde internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pela estruturação do projeto. A aposta no governo Tarcísio de Freitas é que o selo impulsione o interesse de investidores no certame, que será realizado no dia 13 de novembro, na sede da B3, a bolsa de valores brasileira.

O selo Blue Dot Network, na avaliação do governo, amplia a credibilidade do projeto. “Mostra que o Estado está preparado para atrair investimentos internacionais e conduzir parcerias com segurança e transparência”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos de SP, Rafael Benini.

A certificação reconhece projetos de infraestrutura que estão alinhados com princípios do G20 de impacto ambiental, responsabilidade social e governança. A PPP das Travessias Hídricas é o primeiro empreendimento brasileiro a conquistar o selo ainda na fase de estruturação.

“É um reconhecimento que reforça a confiança dos investidores e consolida o Estado como referência em projetos de infraestrutura sustentável”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O projeto do governo de SP prevê substituição gradual da frota de embarcações movida a diesel por veículos 100% elétricos. A estimativa é de que a proposta beneficie cerca de 40 mil pessoas e reduza até 18 mil toneladas de gás carbônico por ano. O empreendimento inclui 14 linhas de transporte aquaviário em diferentes regiões do Estado, com investimento previsto de R$ 2,5 bilhões.

Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos
Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *