Chefe do Setor de Registro de Acidentes de Trânsito é servidora destaque da Transalvador em 2025

A agente de trânsito Lígia Costa é a servidora destaque da Transalvador no ano de 2025. A premiação aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), em uma solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), que contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos. O reconhecimento leva em conta a atuação diferenciada dos profissionais em relação à produtividade, comprometimento, ética no trabalho, disciplina e responsabilidade.
Dos seus 62 anos de vida, Lígia já dedica 26 à Transalvador. Nessas quase três décadas no serviço público municipal, a agente já foi chefe da Central de Rádio e do Setor de Estatística. Atualmente, ela lidera o Setor de Registros de Acidentes de Trânsito (Serat).
“Receber esta honraria é, para mim, motivo de imensa emoção e profunda gratidão. Ao longo da minha trajetória na Transalvador, sempre procurei exercer minhas funções com seriedade, respeito e, sobretudo, humanidade. Lidar diariamente com a dor de quem enfrenta as consequências de um acidente de trânsito me ensinou que o serviço público deve ir além da técnica — ele deve alcançar o coração das pessoas”, afirmou a servidora após receber a premiação.
Lígia é graduada em Tecnologia em Transportes Terrestres – Gestão do Transporte e Trânsito Urbano pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo feito parte da primeira turma do curso, criado em 2010. Também é especialista em Docência do Ensino Superior, título obtido por meio de pós-graduação lato sensu pela Universidade Salvador – UNIFACS.
Ela é autora do trabalho de conclusão de curso intitulado “Educação para o Trânsito: contribuições para a prevenção e redução dos acidentes de trânsito na cidade de Salvador”, reforçando seu compromisso com a segurança viária e com a formação de uma cultura de paz no trânsito.
A soma de sua formação, sua atuação técnica e seu olhar humanizado tornou sua contribuição à cidade de Salvador relevante, duradoura e inspiradora. Por isso, foi indicada para receber o Título de Honra ao Mérito, reconhecimento justo a uma profissional que dignifica o serviço público e representa os mais altos valores da cidadania.
