10 de novembro de 2025
Salvador

Inscrições para a 6ª edição do Vozes do Afroempreendedorismo seguem abertas

Foto: Divulgação

Texto: Camila Vieira/ Secom PMS

O Vozes do Afroempreendedorismo chega à sua 6ª edição nesta quarta-feira (12), das 17h às 21h30, no auditório do Sebrae Bahia, no Costa Azul. Com o tema “Afroempreender para Transformar: Potências Negras, Futuros Possíveis”, o evento é realizado pela Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA) em parceria com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), e o Sebrae Bahia. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas na plataforma Sympla.

Entre os eixos que nortearão os debates estão: inovação e tecnologia afrocentrada, finanças e sustentabilidade econômica, economia criativa e narrativas negras, liderança e impacto social e políticas públicas e ecossistema de apoio ao afroempreendedorismo.

A titular da Semdec, Mila Paes, destaca que o principal propósito do evento é promover diálogo, formação e conexão entre empreendedores negros. “O evento busca fortalecer a potencialidade dos negócios afros de Salvador, além de dar visibilidade para as pessoas do segmento. Será um espaço de colaboração, de conexão, de network poderoso entre afroempreendedores das mais diversas áreas. Nós, como poder público, entendemos e trabalhamos para fortalecer e potencializar esses negócios na nossa cidade”, assinala Paes.

O Vozes do Afroempreendedorismo nasceu como um espaço de visibilidade e fortalecimento do protagonismo negro nos negócios. Para a presidente da AJE Bahia e fundadora da iniciativa, Jaqueline Oliveira, o desafio em 2025 é a reafirmação do afroempreendedorismo como mecanismo de transformação de ideias em impacto social.

“Somos muito mais que um evento. Somos um movimento que fortalece redes, estimula parcerias e impulsiona negócios liderados por pessoas negras. Uma celebração da diversidade como motor de desenvolvimento e da coletividade como caminho para o futuro”, destaca.

Programação — Entre os palestrantes confirmados está Douglas Vidal, fundador da conferência nacional Future in Black, referência no debate sobre inovação, tecnologia e diversidade.

A programação contará com palestra magna, painéis, talks, estandes da Feira Preta e o tradicional Prêmio Mário Nelson de Carvalho, que homenageia quatro personalidades negras, duas mulheres e dois homens, por suas contribuições pela transformação social, cultural e econômica do país.

De acordo com a gestora do Sebrae Plural da Regional Salvador, Taiane Almeida, o intuito da programação é visibilizar o afroempreendedorismo e gerar conexões de pessoas pretas dentro do contexto de negócios.

“A gente tenta reafirmar o empreendedorismo como um mecanismo de transformação social, como ele pode criar novas realidades, tirando as pessoas pretas da margem da sociedade”, afirma.

Almeida destaca que as ações articuladas com o poder público são essenciais para a realização do evento. “Fundamental termos a Prefeitura e AJE se conectando de forma direta à essência do evento, já que ambos compactuam ali com a missão de trazer o afroempreendedor como uma pessoa que pode movimentar, de fato, a economia de Salvador e da Bahia. É primordial que os parceiros estejam unidos também por esse objetivo”, frisa a representante do Sebrae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *