2 de maio de 2025
Salvador

Maio Amarelo 2025: Campanha em Salvador alerta para os perigos do excesso de velocidade

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Texto: Ascom/Transalvador

No Maio Amarelo 2025, a Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), preparou uma ampla programação em diversos segmentos e locais, a ser iniciada nesta quinta-feira (1º), para alertar sobre a importância da adoção de condutas responsáveis no trânsito. O tema deste ano na capital é “Desacelere. Tem sempre alguém te esperando”, para alertar sobre os riscos do excesso de velocidade.

O Maio Amarelo é uma campanha internacional dedicada a chamar a atenção da sociedade para os números de acidentes e de mortes no trânsito. Para sensibilizar a população, a autarquia soteropolitana promoverá durante todo o mês cursos, palestras, ações educativas nas ruas, Circuito Infantil de Bike e campanhas de mídia.

Para as escolas públicas e privadas, a Transalvador vai levar o projeto “Cidadão no Trânsito”, com palestras com abordagens lúdicas para alunos. Nesses encontros, realizados pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), serão abordados conceitos básicos de convivência harmônica no trânsito.

Fora das escolas, a criançada poderá aprender sobre trânsito no Circuito Infantil de Bike, que a Transalvador para o Salvador Shopping, entre os dias 16 e 18 de maio. Na oportunidade, os pequenos poderão brincar e aprender de maneira gratuita numa pista montada no centro de compras.

Para estudantes do ensino superior, será promovido um workshop com alunos do curso de Jornalismo, Pedagogia e Urbanismo sobre os principais desafios modernos na gestão de trânsito e na difusão de informações sobre a mobilidade na sociedade.

Haverá também palestras, dentro do programa “Condutor Cidadão”, em empresas e órgãos públicos. Nestas oportunidades serão abordadas atualizações legislativas, práticas responsáveis na direção e conduta defensiva.

Nas ruas, equipes vão fazer abordagens educativas em faixas de pedestres com entrega de materiais educativos. Alguns pontos da cidade serão iluminados com a cor amarela, em alusão ao movimento.

“Este é um mês no qual intensificamos nossas ações de sensibilização sobre a importância de comportamentos responsáveis no trânsito. Além dos cursos, palestras, rodas de conversas, iniciaremos uma nova campanha de comunicação voltada para os motociclistas, com foco nos riscos do excesso de velocidade. Essa categoria continua nos preocupando devido aos registros de ocorrências indevidas no trânsito”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Diego Brito.

Ações para motociclistas – Nos três primeiros meses deste ano, a Transalvador registrou 752 acidentes envolvendo motos, dos quais, 15 resultaram em mortes. Em todo ano de 2024, dos 3.656 sinistros envolvendo motociclistas na cidade, 84 foram com vítimas fatais. Para conscientizar esses condutores, por mais um ano, a Transalvador e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) vão investir numa campanha de mídia voltada para os motociclistas com foco nos riscos do excesso de velocidade – uma das principais causas de acidentes com mortes no trânsito.

O desrespeito ao limite máximo de velocidade da via é a principal infração registrada na capital baiana. Entre janeiro e março de 2025, foram flagradas cerca de 75 mil infrações do tipo envolvendo todos os tipos de condutores.

Além da campanha publicitária, os motociclistas serão foco de outras ações no Maio Amarelo. Vão ser realizadas rodas de conversa com profissionais que atuam em aplicativos de entrega nos shoppings Salvador Norte, Paralela, Bela Vista, Barra e da Bahia. Equipes de Educação da Transalvador vão até Periperi e Rio Vermelho se reunir com motociclistas para debaterem sobre comportamentos responsáveis no trânsito.

“As ações promovidas pela Transalvador estão articuladas com a agenda da ONU para esta segunda década de segurança viária, visando a redução dos sinistros na capital soteropolitana, em parceria com os demais órgãos que compõem o Comitê Vida no Trânsito de Salvador”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos.

Por mais um ano, a Transalvador conta com a parceria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. Além disso, a autarquia municipal tem o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito da capital baiana (PVT).

Principais ações do Maio Amarelo 2025:

Dia 1° (quinta-feira) – Divulgação da campanha para motociclistas

Dia 2 (sexta-feira) – Palestra sobre Segurança Viária na Delmar Autopeças.

Dia 5 (segunda-feira) – Programa Cidadão no Trânsito-Colégio Oliveira Salles, no Imbuí.

Dia 6 (terça-feira) – Workshop com estudantes de Jornalismo, Pedagogia e Urbanismo, às 9h, no Auditório do Salvador Shopping; e Programa Cidadão no Trânsito na Creche Aquarela (Pero Vaz).

Dia 7 (quarta-feira) – Palestra sobre Segurança Viária, na Ferreira Costa Barris, e Programa Cidadão no Trânsito na Escola Municipal Ulisses Guimarães (Cajazeiras).

Dia 8 (quinta-feira) – Palestra sobre Segurança Viária, na Ferreira Costa Paralela, e Programa Cidadão no Trânsito, na Creche Aquarela (Pero Vaz).

Dia 12 (segunda-feira) – Programa Cidadão no Trânsito no Colégio Oliveira Salles (Imbuí).

Dia 13 (terça-feira) – Campanha Vivo na Moto no Shopping Bela Vista, às 15h, e Programa Cidadão no Trânsito na Escola Marissol (São Marcos).

Dia 14 (quarta-feira) – Campanha Vivo na Moto Salvador Norte Shopping, às 15h, e Programa Cidadão no Trânsito na Escola Municipal Ulisses Guimarães (Cajazeiras).

Dia 15 (quinta-feira) – Campanha Vivo na Moto, no Shopping Barra, às 15h; Blitz articulada entre a Transalvador e polícias rodoviárias Estadual e Federal; e Programa Cidadão no Trânsito na Escola Municipal Permínio Leite (Dois de Julho).

Dia 16 (sexta-feira) – Circuito de Bike no Salvador Shopping dentro da Campanha Vivo na Moto no Salvador Shopping, às 15h, e Programa Cidadão no Trânsito – Escola Municipal Permínio Leite, no Dois de Julho.

Dia 17 (sábado) – Circuito de Bike no Salvador Shopping e Programa Cidadão no Trânsito em Escoteiros (Pernambués).

Dia 18 (domingo) – Circuito de Bike no Salvador Shopping.

Dia 19 (segunda-feira) – Programa Cidadão no Trânsito na Legião da Boa Vontade (LBV).

Dia 20 (terça-feira) – Programa Cidadão no Trânsito no Parque Social (São Cristóvão).

Dia 21 (quarta-feira) – Campanha Vivo na Moto no Shopping da Bahia e Programa Cidadão no Trânsito na Creche Arte e Amanhã (Barra).

Dia 22 (quinta-feira) – Campanha educativa com motociclistas no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, às 19h, e Programa Cidadão no Trânsito na Escola Municipal Ulisses Guimarães (Cajazeiras).

Dia 23 (sexta-feira) – Campanha Vivo na Moto no Shopping Paralela.

Dia 24 (sábado) — Programa Cidadão no Trânsito na Escoteiros do Mar Luiz Tarquínio (Itapuã).

Dia 25 (domingo) — Ação educativa Respeite a Criança de Bike, na Avenida Magalhães Neto.

Dia 26 (segunda-feira) — Ação educativa com pedestres na faixa de pedestres em frente ao Salvador Shopping, e Programa Cidadão no Trânsito na Creche Arte e Amanhã (Barra).

Dia 27 (terça-feira) — Ação Educativa com pedestres na faixa de pedestres em frente à Estação Hiper e Programa Cidadão no Trânsito na Legião da Boa Vontade (LBV).

Dia 28 (quarta-feira) — Ação educativa com pedestres na faixa de pedestres, no Dique do Tororó.

Dia 29 (quinta-feira) — Ação educativa com motociclistas de Periperi, no Subúrbio, às 9h, e Programa Cidadão no Trânsito na Legião da Boa Vontade (LBV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *