13 de novembro de 2025
Salvador

Encontro discute construção de plano de gestão e valorização dos profissionais do SUS

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Letícia Silva/ Secom PMS

A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS) deu início ao VIII Encontro da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na manhã desta quinta-feira (13), reunindo cerca de 150 participantes, dentre profissionais da rede municipal, gestores, estudantes e representantes da sociedade civil, para discutir políticas de valorização do trabalhador e o fortalecimento da educação na área.

O evento segue até esta sexta-feira (14), no auditório da Faculdade Zarns, localizada na Avenida Paralela, e conta com mesas de debate, talk show e oficinas participativas que abordam temas como a valorização dos profissionais de saúde, formação permanente, dimensionamento da força de trabalho e diretrizes para a construção do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (PMGTES).

Neste primeiro dia, durante a manhã, o público acompanhou um bate-papo com especialistas das universidades públicas da capital baiana, a exemplo das professoras Tatiane Araújo, Isabela Pinto e Cristina Mello, representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Já nesta tarde, os participantes se reúnem em oficinas de validação dos módulos operacionais do plano, que definem ações, metas e objetivos voltados à carreira e ao bem-estar do trabalhador do SUS.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Integração Ensino-Serviço ESPS, Melícia Goes, o momento representa um marco na consolidação das políticas públicas voltadas ao trabalhador da saúde.

“Desde 2016, realizamos esses encontros como um espaço de reflexão e construção coletiva. Começamos discutindo a política de gestão do trabalho e educação na saúde e, agora, estamos dando um passo adiante, construindo um plano municipal que orientará as ações da secretaria nos próximos anos”, explicou.

Melícia ressaltou ainda que o encontro busca pensar o trabalhador de forma integral, em todas as etapas da carreira. “Nosso compromisso é desenvolver estratégias que valorizem o trabalhador da saúde desde o ingresso no serviço público até a aposentadoria. É um movimento de transformação da realidade, que busca fortalecer a carreira, o processo de formação e a saúde desses profissionais”, afirmou.

A iniciativa conta também com a presença de estudantes de graduação da área da Saúde, que participam das atividades e ampliam o diálogo entre a formação acadêmica e o cotidiano do SUS.

Para Jucimara Nóbrega, aluna do primeiro semestre do curso de Medicina, o encontro é uma oportunidade de aprendizado e conscientização. “Falar sobre gestão do trabalho e educação na saúde é fundamental, principalmente para quem está iniciando a formação. Entender como funciona o SUS e como é feita a gestão dos trabalhadores ajuda a gente a se preparar para ser um profissional mais consciente e comprometido com as necessidades da comunidade”, afirmou.

O evento segue nesta sexta com a continuidade das oficinas de validação do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, apresentação de propostas construídas coletivamente e um painel de encerramento que reunirá representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), gestores, docentes e trabalhadores da rede.

A programação será dedicada à sistematização das contribuições apresentadas durante os dois dias, consolidando as diretrizes, metas e estratégias que vão compor o documento final do plano.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/viii-encontro-da-gestao-do-trabalho-e-educacao-na-saude/ . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *