Quer se divertir? A FGM traz dicas de programação para este fim de semana
Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas
Foto: Nadson Borges
Lançamentos, exposições e espetáculos teatrais fazem parte da agenda da Fundação Gregório de Mattos (FGM) para o este fim de semana em Salvador. Confira a programação de eventos realizados e apoiados pela FGM entre esta quinta-feira (13) e domingo (16):
Espaços Culturais da FGM
O Café Teatro Nilda Spencer abre as portas nesta sexta (14) para o lançamento do DVD ‘Laranjada Experience’, do artista Vittor Adél. O projeto audiovisual faz parte do programa Acelera Boca de Brasa, que impulsiona e financia o trabalho de artistas da periferia de Salvador. O evento gratuito terá início às 17h e contará com a exibição do filme, seguida de bate-papo entre os participantes Vittor Adél, Gil Alves, Ian Peterson e um convidado do projeto Conexões.
Nesta sexta (14) e no sábado (15), o Teatro Gregório de Mattos recebe o espetáculo ‘Mukunã: do fio à raiz’. As sessões terão início às 19h nos dois dias, com ingresso custando de R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira), à venda no Sympla.

Edital Territórios Criativos – Ano II
O projeto Arrastão Punanny ocupa o Nordeste de Amaralina entre esta sexta (14) e domingo (16), promovendo uma programação que tem o objetivo de fortalecer e renovar a rede artística de mulheres e da população LGBTQIAPN+ envolvidas nas artes urbanas, como o Sound System, em bairros periféricos e culturalmente significativos de Salvador. As atividades são gratuitas e acontecem na rua Aurelino Silva, às 16h, com concentração na Paróquia São José de Amaralina. A programação completa pode ser conferida no Instagram do grupo.
A exposição ‘Um Mar de Mulheres’ ocupa o terreiro Ile Asé Kalè Bokùn neste sábado (15), a partir das 16h. Contemplada no edital Território Criativos – Ano II, a exposição faz parte do projeto ‘Imagem e Empoderamento’, que tem como objetivo formar mulheres do Subúrbio de Salvador em fotografia digital, promovendo sua independência econômica e autonomia artística.

O espaço Quinta da Madragoa recebe no sábado (15) e domingo (16), às 12h, um projeto com atividades voltadas a valorizar a inventividade das cozinheiras, guardiãs dos saberes culinários ancestrais baianos. Neste projeto, contemplado no edital Territórios Criativos – Ano II, o prato principal é a arte de cozinhar, e a comida servida será a ‘Moqueca de Bago de Jaca’. Comandado pela cozinheira anfitriã Jô Rocha, o evento terá vivências para a troca de saberes e sabores, mesa de conversa, diálogos com as artes, música, audiovisual e performance teatral, através de apresentações artísticas.
Na manhã de domingo (16) acontece a terceira edição do projeto Ẹ̀kọ́ Ilé Òrìṣà – Arte e cultura de terreiro, a partir das 9h, no Terreiro Ile asé Ọmọ Aládé – A Casa do Príncipe. A proposta é promover o fortalecimento e a preservação dos saberes artísticos e culturais construídos nas dependências do terreiro. A iniciativa acontece com apoio da FGM através do edital Territórios Criativos – Ano II.
Espaços Culturais Boca de Brasa
Boca De Brasa Subúrbio 360°
O festival Julho das Pretas se encerra nesta sexta (14), com o Mistas Curtas das oficinas formativas realizadas no festival, além da intervenção artística do Bonde da Calu. A programação é gratuita e começa a partir das 14h.
No sábado (15), a oficina de Jazz Funk toma o palco a partir das 8h. O projeto é oferecido de forma gratuita e tem como propósito promover a formação e a vivência artística através de quatro módulos, cada um com um estilo de dança diferente. A cada mês, os participantes têm contato com uma linguagem distinta — Dança Moderna, Street Jazz, Jazz Funk e Danças de Matrizes Africanas.
Fechando a programação do final de semana, no domingo (16), entre as 9h e as 17h acontece o Fight TFC – Quem Joga Mais.
