18 de novembro de 2025
Salvador

Salvador Capital Afro Territórios promove 7º ciclo da Maratona Empreendedora com capacitação de mulheres negras

Foto Diana Carvalho
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS

Como parte da programação do Festival Salvador Capital Afro Territórios, o 7º ciclo do projeto Maratona Empreendedora reuniu 70 mulheres negras nesta segunda-feira (17), no Auditório Makota Valdina, localizado na Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), no Comércio.

Com o módulo “Empreender e comunicar: construa a sua identidade visual no Canva”, o curso apresentou possibilidades de uso da plataforma online de design gráfico para criar diversos tipos de conteúdo visual.

A Maratona Empreendedora é uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Ela Consultoria e Treinamentos. São 12 ciclos de capacitação de mulheres, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo, a autonomia financeira e o protagonismo de mulheres.

Ao iniciar a aula, a assistente social e psicóloga organizacional Talua Jarones, da Ela Consultoria e Treinamentos, citou alguns dos benefícios da plataforma de design gráfico para a divulgação de pequenos negócios. “Através dessa ferramenta, podemos criar posts para redes sociais, apresentações, vídeos, cartões e pôsteres, mesmo sem experiência prévia em design. Todas sairão daqui aptas para criar suas próprias marcas”, garantiu a palestrante.

Através da venda de roupas e artigos infantis, a costureira e artesã Eva Silva, de 45 anos, sustenta seus dois filhos. Presente em todos os ciclos da Maratona, ela revelou que o conteúdo tem sido muito importante para alavancar seu negócio. “Já aprendi muita coisa nessas seis edições, mas confesso que estava bastante ansiosa para essa aula de hoje. Quero muito aprender a usar o Canva para criar marcas, cards e fazer meu portfólio. Esse curso de hoje é muito importante”, disse.

A enfermeira aposentada Edna Santos da Silva, de 69 anos, confessou não ter domínio sobre o uso da internet e de ferramentas digitais. Uma das primeiras a chegar à sala de aula, ela trabalha com bordados em tecidos de mesa e banho. “Estou aqui para aprender a fazer a minha logomarca, porque na internet eu sou uma negação. Vou prestar bastante atenção para sair sabendo fazer tudo. Quero fazer uma marca bem bonita para colocar nos meus panos de pratos, toalhas e bags”, afirmou.

A diretora de Negócios Afro e Empreendedorismo da Semdec, Maylla Pita, destacou a grandiosidade do projeto. “Cada encontro desta jornada da Maratona Empreendedora reafirma a importância dessa iniciativa como espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento do protagonismo feminino no empreendedorismo. É gratificante ver como as mulheres estão aderindo à iniciativa, buscando cada vez mais conhecimento para transformar suas realidades e negócios”, avaliou.

Iniciado em maio deste ano, o Maratona Empreendedora oferece 240 vagas gratuitas, com carga horária de 24 horas, distribuídas em encontros mensais de duas horas ao longo de 12 meses. A proposta é promover uma formação prática e acessível, abordando desde o autoconhecimento até ferramentas tecnológicas e planejamento financeiro para pequenos negócios, conforme as trilhas de conteúdo programadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *