3 de maio de 2025
Justiça

Entendendo a Previdência: Minha experiência em 15 anos no INSS

Nosso artigo desta semana será um pouco diferente: falarei da minha experiência como servidor do INSS por 15 anos.

 

 De início, ressalto que o objetivo aqui não é uma apresentação do autor, mas registrar um pouco desta vivência no INSS.

 

Após certo tempo de estudo, principalmente da matéria de direito previdenciário, e já ter feito alguns concursos, fui aprovado no INSS. Tomei posse na Agência Especializada em Atendimento às Demandas Judiciais,  mais conhecida como AADJ, em Salvador/BA.

 

Nesta fase inicial, o servidor passa por treinamentos e capacitações internas e externas, visando aprofundamento técnico e teórico, bem assim a utilização dos sistemas coorporativos, sejam eles de benefícios, administrativos ou de cálculos.

 

Muitos servidores ingressam nos órgãos públicos sem noção do funcionamento interno, da cultura organizacional e até da atividade em si. No meu caso, em específico, por já ser administrador de formação, possuía alguma experiência, inclusive em direito previdenciário na parte de custeio, como cálculos de contribuições, apuração de salário de contribuição e etc.

 

De certo modo, esta vivência passada facilitou minha inserção no ambiente do INSS, inclusive, pela facilidade com números.

 

Sempre procurei apreender ao máximo, até porque tive bons instrutores nessa formação, bem como tinha real noção do papel do servidor público perante a sociedade.

 

Após alguns anos e já com boa bagagem técnico-jurídica, passei a supervisionar o núcleo de cálculos da agência, me especializando em revisões, cálculo de renda e pagamentos de benefícios como aposentadoria, benefícios por incapacidade e pensão por morte, inclusive, foi neste período que inicie minha graduação em Direito. 

 

Vale ressaltar que a agência demandas judiciais funcionava no prédio dos Juizados Especiais Federais/JEF, no Centro Administrativo da Bahia, e, por tal proximidade ao judiciário, desenvolvemos, em conjunto com a Procuradoria Especializada do INSS, inúmeras iniciativas institucionais visando alcançar maior eficiência e qualidade no cumprimento das determinações. Tais ações me permitiram entender, com certa profundidade, o fluxo de cumprimento das demandas judiciais pelo INSS.

 

Após conclusão da graduação em Direito, fui nomeado para gerente da agência especializada, até então única na Bahia.

 

Foram anos de muito trabalho e desafios, que me trouxeram grande conhecimento técnico e convivência diária com o Poder Judiciário e a Procuradoria Especializada/INSS (AGU).

 

Neste período, também decidi lecionar direito previdenciário no âmbito acadêmico, graduação e pós-graduação, e também em cursos para concursos públicos, o que me possibilitou maior aprofundamento nos temas relacionados à matéria como um todo.   

 

Depois de algum tempo, deixei a gerência da AADJ e fui transferido para a Agência de Benefícios por Incapacidade, também em Salvador, que foi minha última lotação e na qual obtive boa experiência com temas como: auxílio doença, aposentadoria por invalidez e reabilitação profissional.  

 

Nesses anos, convivi com excelentes profissionais, servidores, procuradores federais e juízes que contribuíram sobejamente ao meu desenvolvimento técnico jurídico, além do aperfeiçoamento constante em cursos e treinamentos internos promovidos pela autarquia.

 

Atualmente, sou advogado especialista em direito previdenciário, e sócio do Parish e Zenandro Advogados, sendo responsável pelo Núcleo de Consultoria, Planejamento Previdenciário e Cálculos.

 

Clique e fale com um especialista pelo (71) 3012-7766

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *