20 de novembro de 2025
Politica

Ala do governo teme ‘fritura’ de Messias após Lula ser aconselhado a empurrar indicação para 2026

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divergem sobre o momento ideal para a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Um grupo defende que o petista oficialize a nomeação apenas em 2026, com o objetivo de deixar a poeira baixar no Senado. Após Lula descartar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga, há nessa ala quem surgira substituição de Messias por Bruno Dantas. Outros governistas querem que a indicação saia nesta quinta-feira, 19, por temer que Messias vire alvo de fritura ainda maior se o anúncio ficar para o ano que vem, quando o ambiente político está mais contaminado pelas eleições.

Como mostrou a Coluna do Estadão, aliados do advogado-geral da União focam em diferenciá-lo de Flávio Dino para vencer a barreira a sua aprovação no Senado. O motivo é que os parlamentares têm usado o “trauma” com o ex-ministro da Justiça – que depois de ingressar na Corte montou uma ofensiva contra as emendas – para justificar a resistência em apoiar a nomeação de Messias.

O argumento que será usado por interlocutores do chefe da AGU no Senado é de que ele é mais próximo do perfil considerado discreto do ministro Cristiano Zanin do que de Dino – os dois magistrados foram indicados por Lula ao STF neste mandato, mas o segundo desagradou ao Congresso com inquéritos que atingem deputados.

Governistas dizem que Lula recebeu o recado de que a resistência no Senado não é ao nome de Messias em si, mas a qualquer indicação do governo. Entram na conta do que o Planalto considera uma “birra” a insatisfação com o fato de Pacheco ter sido preterido e o temor de que o novo ministro do STF se volte contra o Congresso, como os parlamentares dizem que ocorreu com Dino.

Jorge Messias, advogado-geral da União
Jorge Messias, advogado-geral da União

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *