28 de novembro de 2025
Salvador

Salvador inicia campanha de educação ambiental para o verão nas praias

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Camila Vieira e Mateus Soares/ Secom PMS

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) iniciou na manhã desta sexta-feira (28) o projeto A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa, voltado à conscientização de banhistas e frequentadores sobre os impactos do descarte irregular de resíduos e ao incentivo a práticas sustentáveis.

A ação marca o início da campanha anual de educação ambiental realizada pela Limpurb pouco antes e durante o verão. A primeira etapa ocorreu na Praia de Tubarão, em Paripe.

As atividades educativas serão realizadas em diferentes praias da capital, em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (Ucsal). A programação envolve oficinas interativas, exposição de animais marinhos, orientações sobre a destinação correta de resíduos como plásticos, latas e vidros, além da distribuição de mudas de plantas.

Ao longo do verão, a Limpurb ampliará o projeto para outras praias com grande fluxo de pessoas, como Barra e Itapuã.

A coordenadora de Educação Ambiental do órgão, Rosemary Mascarenhas, explicou que as ações começam ainda na primavera devido ao aumento da circulação de pessoas nas praias.

“A gente sempre inicia esse projeto um pouco antes da chegada do verão, agora na primavera, quando as praias começam a ficar mais movimentadas. Priorizamos aquelas que são mais cheias, onde há mais banhistas. A importância dessas ações é justamente conscientizar a população sobre o descarte adequado dos resíduos durante a permanência na praia”, disse.

“O resíduo deixado pode ser carregado até o mar pelas ondas, trazendo diversos impactos para a fauna e a flora marinha. Por isso, a gente tenta sensibilizar sobre a importância de levar sempre um saquinho para descartar o próprio lixo e colocá-lo na lixeira mais próxima antes de ir para casa. Nessas ações, a gente monta um estande de educação ambiental, além do corpo a corpo com os banhistas, com joguinhos sobre resíduo seco e úmido, e trazemos também algumas plantinhas para incentivar. As meninas sempre reforçam essa questão do descarte adequado”, completou a coordenadora.

Representando o Niez, a estudante de Ciências Biológicas da Ucsal Ana Luíse Freitas Pires falou sobre o trabalho do núcleo nas ações de preservação. “O nosso grupo de pesquisa trabalha com a conscientização sobre a preservação do ambiente marinho, sobre não jogar lixo na praia e sobre a bioinvasão. Temos diversas pesquisas em andamento para ajudar na conscientização de como proteger os corais e o ambiente marinho. Há várias espécies aqui, como o coral-fogo, que é nativo da região”, disse.

Aprendizado – Durante esta manhã, alunos da Escola Municipal Fernando Presídio, localizada no Subúrbio Ferroviário, participaram das atividades e visitaram os estandes do projeto. Entre eles, Yasmin Silva Costa, de 7 anos, que comentou o que aprendeu.

“Aprendi aqui que o lixo não pode ser jogado na areia da praia, pois faz mal aos animais e ao meio ambiente. Os peixes podem comer o lixo que jogamos e ficar contaminados. Gostei bastante dessa ação e vou levar o que aprendi para dentro de casa”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *