30 de novembro de 2025
Cultura

Novembro na FGM: confira as principais ações realizadas durante o mês

Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas

Foto: Luiz Otávio Freire

Novembro foi marcado por diversas ações da Fundação Gregório de Mattos (FGM) que movimentaram a cultura soteropolitana e celebraram o mês da Consciência Negra. Confira os destaques:

A reabertura da Casa do Benin marcou o início do mês com uma programação especial de exposições, oficinas e mesas-redondas, aberta ao público e gratuita. O equipamento cultural da FGM permaneceu fechado em outubro para uma reforma predial. Durante a reabertura, a Casa do Benin recebeu também a visita do presidente francês Emmanuel Macron, em sua passagem por Salvador antes de seguir para a COP 30, em Belém. A Casa do Benin, localizada na Rua Padre Agostinho Gomes, nº 17, no Pelourinho, recebe visitantes de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

Presidente francês durante visita ao espaço. Foto: Thaís Seixas | Ascom FGM

O Café-Teatro Nilda Spencer, na Barroquinha, tornou-se espaço de formação profissional ao receber, no dia 13, um curso gratuito de maquiagem ministrado por Marcos Costa. A iniciativa foi realizada em parceria com o projeto Periferia do Futuro, idealizado pelo modelo Carlos Cruz e apoiado pela FGM. O curso integrou a programação do Novembro Negro, reunindo jovens modelos interessados em ingressar no mercado da moda e da beleza.

Marcos Costas ensinou técnicas de maquiagem para pele negra. Foto: Bruno Concha | Secom PMS

Ainda no Nilda Spencer, o cantor e bailarino Vittor Adél tomou conta do espaço no dia 14 com o lançamento do DVD-documentário ‘Laranjada Experience’, projeto desenvolvido no Programa Acelera Boca de Brasa, em parceria com o Conexões Criativas.

Os alunos das Escolas Criativas Boca de Brasa participaram, no dia 4, de uma visita técnica ao Parque de Exposições, acompanhando de perto os bastidores e a montagem da estrutura do Afropunk Brasil, maior festival de cultura negra do país.

Foto: Bruno Concha | Secom PMS

No Espaço Cultural da Barroquinha, a FGM promoveu no dia 18 o Multiálogo, encontro marcado por escuta, troca e celebração da arte negra, realizado por meio do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). A programação contou com apresentação do espetáculo de dança ‘O Menino Debaixo da Palha’, seguida de uma roda de conversa com Juraci Tavares, Rainha Vânia Oliveira e Anajara Tavares, mediada por Saulo de Tasso, fortalecendo diálogos sobre representatividade e criação artística negra.

‘O Menino Debaixo da Palha’, apresentado por alunos do projeto ‘Axé’. Foto: Luiz Otávio Freire

O mês também foi de celebração da infância negra com a programação do Novembro Pretinho, que ocupou o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°. Realizado pelo Instituto Calu Brincante e pelo Bonde da Calu, em parceria com a FGM, o evento promoveu arte, educação, ancestralidade e valorização da identidade, reunindo crianças, famílias, educadores e artistas.

Novembro também foi o mês de lançamento do edital Samba Junino – Ano VIII, que vai contemplar 32 propostas com investimento total de R$ 400 mil, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). O objetivo é salvaguardar essa manifestação típica de Salvador, reconhecida pela FGM em 2018 como Patrimônio Cultural Imaterial.

Contemplado pelo Chamadão das Artes Cênicas, o espetáculo teatral “Dandara na Terra dos Palmares”, estreou em diversos espaços culturais soteropolitanos durante o mês de novembro, entre eles, os espaços Boca de Brasa Cajazeiras e Subúrbio 360°. A obra narra a história da guerreira do Quilombo dos Palmares, esposa de Zumbi, e da resistência afro-brasileira durante o período colonial.

Espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’. Foto – Fábio Bouzas

Para os jovens criadores, o Espaço Boca de Brasa Cajazeiras sediou, nos dias 5, 12, 19 e 26, uma série de oficinas gratuitas de criação de jogos de mesa, apresentando conceitos de design, narrativas lúdicas e desenvolvimento colaborativo de histórias. As atividades envolveram até 20 participantes por turma, incentivando imaginação, resolução de enigmas e construção coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *