3 de dezembro de 2025
Salvador

Defesa Civil de Salvador compartilha expertise com Porto Alegre para fortalecer gestão de risco

Foto e texto: Ascom Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou, nesta terça-feira (2), de uma reunião com representantes da Defesa Civil de Porto Alegre para contribuir com a elaboração do Plano de Contingência do Centro Histórico da capital gaúcha. A cooperação integra o esforço da Codesal em apoiar a modernização das ações de gestão de risco em outros municípios brasileiros.

Durante o encontro, realizado por videoconferência, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, apresentou a experiência de Salvador na elaboração do Plano de Contingência do Centro Histórico, pioneiro no país. Ele relembrou que o processo começou em 2017, após o incêndio que destruiu o Cine XIV, episódio marcado pela dificuldade de acesso do Corpo de Bombeiros ao local para o combate às chamas.

Concluído em 2023, o plano soteropolitano estabelece procedimentos integrados para respostas a emergências, como desabamentos e incêndios que possam atingir imóveis da região histórica. O documento articula a atuação de diversos órgãos públicos e instituições parceiras, garantindo mais segurança à população e proteção ao patrimônio.

“Trata-se de um instrumento essencial para organizar responsabilidades e assegurar ações rápidas e coordenadas”, destacou Sosthenes.

O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Jr., explicou que uma série de incêndios recentes no Centro Histórico da capital tem exigido esforços significativos do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, a situação reforçou a necessidade de estruturar um plano específico para a área.

“Estamos nos mobilizando para apoiar o Corpo de Bombeiros na formatação de um Plano de Contingência para o Centro Histórico. A experiência da Codesal será fundamental nesse caminho. Já trabalhamos juntos antes, quando criamos o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) de Porto Alegre, inspirado no modelo de Salvador”, afirmou.

O coronel ressaltou, ainda, a importância de desenvolver um projeto que contemple os casarões de valor histórico, ampliando a prevenção e o cuidado com o patrimônio cultural.

Também participaram da reunião o coordenador de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior; a subcoordenadora de Áreas de Risco e coordenadora do Projeto Casarões da Defesa Civil de Salvador, engenheira Rita Morais; o comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, coronel Deoclides da Rosa; além de técnicos de ambos os órgãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *