3 de dezembro de 2025
Salvador

Crianças e adolescentes acolhidos visitam cinema pela primeira vez em passeio promovido pela Prefeitura

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Mateus Soares e Priscila Machado / Secom PMS

Quem hoje tem o hábito de ir ao cinema, talvez não se recorde do encantamento que um filme pode causar à primeira vista. Tudo é ampliado. Não apenas a imagem e o volume do som, mas também os olhares sobre o mundo, após a exposição à trama, cada vez mais sofisticada com os avanços tecnológicos. Foi mais ou menos este o sentimento relatado pela adolescente C.S; de 14 anos, após assistir a Zootopia 2 no Cine UCI Shopping da Bahia, na tarde desta terça-feira (2): um misto de alegria, de empatia com os personagens e de reorganização das emoções.

A vivência foi proporcionada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com o objetivo de garantir o acesso de crianças e adolescentes acolhidos em instituições de acolhimento a experiências de lazer, convivência e cultura.

“Estou achando a ação muito legal. Todos nós estamos muito animados. No meu caso, por exemplo, é ainda mais especial, pois nunca tinha vindo ao cinema antes. Estou gostando de tudo, do passeio e de poder compartilhar esse momento com todos. Está sendo um dia diferente e muito especial para mim”, contou a adolescente, atendida pela Fundação Cidade Mãe em uma Casa Lar.

Para a vice-prefeita, Ana Paula Matos, que participou do passeio, essa é mais uma ação importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes envolvidos na atividade. “É um trabalho muito importante de convivência, de formação de vínculo e também de acesso à cultura, à arte, de pertencimento e fazer isso, enquanto Prefeitura, como política pública, é algo essencial. Não é apenas a ida ao cinema, que já é muito importante, mas também a construção desse vínculo entre eles e dessa referência de cultura”, avaliou.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, definiu o passeio como um dia de amor e de carinho. “Estamos trazendo hoje crianças que moram em unidades de acolhimento da Prefeitura, crianças que têm um histórico de vulnerabilidade, de abandono familiar e a quem queremos dar um dia especial, um dia de amor, de carinho, por meio dessa ação. Para alguns, essa é a primeira vez que estão vindo ao cinema. Então, é muito emocionante poder proporcionar isso às crianças que residem nessas unidades de acolhimento”, disse.

Participaram do passeio 86 crianças e adolescentes atendidos na Casa Lar da Fundação Cidade Mãe, na Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec), no Lar Pérolas de Cristo e no Lar Vida. O transporte foi articulado previamente pelo órgão e o passeio contou com o apoio das equipes técnicas das unidades de acolhimento.  Ainda segundo Júnior Magalhães, além de proporcionar momentos de descontração e de bem-estar, o passeio busca ampliar os repertórios culturais, fortalecer vínculos, promover a inclusão, reforçar direitos e aproximar as crianças dos espaços culturais e de lazer da cidade.

Filme – O filme escolhido, Zootopia 2, é uma animação, com duração de 1 hora e 48 minutos, que conta a história de dois policiais novatos: a coelha Judy Hopps e a raposa Nick Wilde. A dupla vive mais uma aventura extravagante pela grande metrópole animal Zootopia. Em Zootopia 2, após desvendarem o maior caso da história da cidade, Judy e Nick são surpreendidos por uma ordem do Chefe Bogo de frequentar o programa de aconselhamento “Parceiros em Crise”. A união da dupla é colocada à prova quando surge um mistério ligado ao réptil Gary De’Snake. Para encontrar soluções para o caso envolvendo a víbora, Judy e Nick devem desvendar novas partes da cidade, tendo a parceria deles testada o tempo todo.

O primeiro filme, de Byron Howard e Rich Moore, ganhou o Oscar de Melhor Animação na cerimônia de 2017. A animação foi muito elogiada por unir técnica sofisticada a uma mensagem de tolerância e respeito à diversidade, pois na história, a coelha Judy tenta superar preconceitos para ser policial em uma cidade de várias espécies.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/sempre-leva-criancas-e-adolescentes-acolhidos-em-instituicoes-sociais-ao-cinema/ . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *