5 de dezembro de 2025
Salvador

Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge

Foto: Divulgação

Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das 9h, com uma caminhada das autoridades municipais e uma série de ativações culturais para apresentar as novidades do espaço, como o Palco Nelson Rufino, quiosques e quadras. Para coroar a entrega do equipamento, a banda Filhos de Jorge se apresentará a bordo de um trio ‘pranchão’, saindo do local em frente ao Beach Club, em Patamares, e indo até a Boca do Rio, trazendo clássicos do Axé Music.

A programação cultural contempla ainda um ato simbólico de ‘lavagem’, realizado por um grupo de baianas, da passarela em frente ao Parque de Pituaçu – um dos novos cartões-postais da Nova Orla. Além disso, haverá uma homenagem ao cantor e compositor Nelson Rufino, com a entrega de uma estátua em tamanho real do artista. Além das manifestações culturais, a cerimônia de inauguração terá ainda atividades esportivas dentro do programa Orla em Movimento, com aulas de fit dance, beach tennis, surf e kitesurf.

De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a inauguração do equipamento é mais um importante marco na transformação da faixa litorânea da capital baiana. “Estamos entregando à população a Nova Orla de Pituaçu com uma programação musical e cultural que traduz perfeitamente o espírito de Salvador. A região ganha um novo fôlego e promete ser um dos pontos mais vibrantes do verão, reforçando o nosso compromisso com uma cidade viva, acolhedora e cheia de movimento”, afirma.

O vocalista da Filhos de Jorge, Arthur Ramos, afirma que preparou um show bastante especial para a ocasião: “Acreditamos na força da música para reunir pessoas e fortalecer causas importantes para a nossa cidade. Conduzir esse pranchão, saindo de Patamares até a Boca do Rio, é uma forma de celebrar Salvador e, ao mesmo tempo, apoiar ações que trazem mais vida, cuidado e melhorias para nosso espaço urbano. Estamos honrados em fazer parte desse momento e convidamos todo mundo a chegar junto, vibrar e contribuir para uma cidade cada vez melhor”, disse o artista.

A ‘lavagem’ da passarela em frente ao Parque de Pituaçu será realizada por 10 baianas da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivos da Bahia (ABAM). Já a estátua em homenagem a Nelson Rufino, em fibra de vidro com acabamento em cobre, foi produzida em tamanho real e conta com detalhes marcantes da personalidade do sambista, como os sapatos de couro que costuma usar.

A escultura leva a assinatura do artista plástico Francisco de Assis, o mesmo que criou as estátuas de Gilberto Gil e Preta Gil, no Rio de Janeiro. No palco que também carrega o nome do cantor, situado no trecho de Orla, vão acontecer apresentações musicais diárias a partir deste mês com uma banda residente, abrindo oficialmente a programação cultural permanente do espaço, com samba das 16h às 20h, diariamente.

O projeto, conduzido pelo grupo Orla Brasil, contempla 25 quiosques de bares, restaurantes e barracas de acarajé, além de beach clubs nas praias do Corsário, Pituaçu e Patamares. O Palco Nelson Rufino receberá shows gratuitos de samba diariamente até o fim do verão. Com 3,5 km de extensão, a orla contará com 32 equipamentos, buscando atrair moradores e turistas para áreas ainda pouco exploradas da cidade. Os quiosques serão divididos entre gastronomia, com capacidade para 140 pessoas, e conveniência, com 48 lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *