11 de dezembro de 2025
Politica

90 organizações criminosas atuaram no País em 3 anos, diz governo

O Ministério da Justiça identificou 90 organizações criminosas atuando no País nos últimos três anos. O Nordeste lidera a lista, com 46, segundo documentos enviados à CPI do Crime Organizado. O Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) operam em todas as regiões.

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais da pasta, a atuação das facções criminosas é dividida da seguinte maneira pelo País, de 2023 a 2025:

  1. Nordeste – 46;
  2. Sul – 24;
  3. Sudeste – 18;
  4. Norte – 17;
  5. Centro-Oeste – 9.
PCC se tornou a maior facção do País ao longo das últimas três décadas
PCC se tornou a maior facção do País ao longo das últimas três décadas

Dos 90 grupos criminosos, 74, o equivalente a 82%, operam apenas em um Estado. Dois deles funcionam não só em todas as regiões do País, mas também no exterior: o PCC e o CV.

Atuação das organizações criminosas

  • Local (no Estado de origem) – 74;
  • Regional (em mais de um Estado) – 14;
  • Nacional (em quase todos os Estados) – 2;
  • Transnacional (também fora do País) – 2.

PCC tem ‘prestação de serviços’ de lavagem de dinheiro, diz Polícia Civil

Uma quadrilha gerenciava uma rede de 49 empresas em um esquema de lavagem de dinheiro, atuando como um verdadeiro prestador de serviços para o PCC, segundo a Polícia Civil de São Paulo.

As investigações mostram como padarias, adegas, concessionárias e fintechs ofereciam a traficantes, estelionatários e operadores de jogos de azar esquemas para ocultar o “dinheiro sujo”.

O coronel Paulo Mauricio Maculevicius Ferreira, secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública, explica que as empresas lavavam o dinheiro com a mescla de rendimentos (mistura do dinheiro ‘bom’ e do dinheiro ‘ruim’) e triangulação (múltiplas transações entre pessoas físicas, jurídicas e empresas de fachada).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *