ONG que recebeu apoio de Anitta tem trabalho suspenso em Angola após polêmica com influenciadoras
A ONG ‘Zuzu For África’, que ficou conhecida no Brasil após o apoio dado por Anitta, teve as atividades suspensas pelo Governo em Angola por falta de regularização da documentação.
A instituição, que oferece atendimento médico e odontológico, além de promover atividades lúdicas e recreativas, foi notificada após uma polêmica envolvendo duas influenciadoras que viajaram para o continente e estava divulgando as ações feitas por lá nas redes sociais.
Por meio de nota, a entidade, que foi criada em Campinas (SP), em 2017, informou que a documentação foi solicitada pelo Governo Provincial do Bengo em julho e que o processo segue em andamento.
O trabalho voluntário realizado no país africano virou motivo de crítica por parte do ex-BBB João Luiz, que falou sobre a forma como as influenciadoras Mari Menezes e Nathalia Valente estavam divulgando fotos e vídeos ao lado de crianças em situação de vulnerabilidade.
“O trabalho voluntário precisa ser feito com contexto político e de maneira crítica, e não como um ato de salvação. Esse é o imaginário colonial. Não há problema algum em doar, é sobre como expor os problemas”, afirmou o professor de Geografia.
Nathalia Valente apresenta uma bolacha recheada para uma criança da Angola, na Africa. pic.twitter.com/4t0pObfwPu
— QG do POP (@QGdoPOP) December 12, 2025
As blogueiras rebateram as críticas informando que a divulgação do trabalho feito por lá e a exposição das crianças já tinham rendido bons frutos.
“Essa “exposição” que ele tanto está reclamando conseguiu arrecadar dinheiro para a construção de 26 casas! As crianças dormem no chão de barro, quando chove elas ficam em pé esperando a água secar um pouco, não tem cama, e com certeza deve ter visto um dos vídeos que mostramos as condições de moradia deles”, disse Nathalia.
