23 de dezembro de 2025
Politica

Embaixador em Roma diz que Porchat é seu convidado para o Natal, mas que não autorizou vídeo

O humorista Fábio Porchat, que visita a Itália neste final de ano, está hospedado no luxuoso Palazzo Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil em Roma, a convite do embaixador Renato Mosca para o Natal.

Ex-chefe de cerimonial da ex-presidente Dilma Rousseff, Mosca afirmou que não autorizou a gravação do vídeo em que o humorista ironiza a direita no caso das sandálias Havaianas.

“O Embaixador do Brasil em Roma esclarece que Fabio Porchat é seu convidado pessoal para a celebração da noite de Natal. Durante sua estada na residência, o artista gravou e publicou vídeo sem seu conhecimento e autorização. A estada do hóspede não implicou gastos públicos, já que as despesas de convidados pessoais do embaixador são custeadas pelo próprio chefe da Missão Diplomática”, diz o comunicado.

Porchat está em Roma desde a segunda-feira, 22. A Embaixada fica no Palazzo Pamphilj, uma construção barroca comprado em 1470, localizada na Piazza Navona, uma das mais conhecidas praças da Cidade Eterna. Foi neste lugar em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou hospedado, em outubro de 2021, para participar da cúpula do G-20.

Fabio Porchat
Fabio Porchat

O Palazzo Pamphilj é um dos lugares mais cobiçados por diplomatas brasileiros, já foi morada de papa e já hospedou presidente da República. Procurado, o Itamaraty não respondeu ao contato da reportagem.

O Palácio já foi morada do Papa Inocêncio XX, no século 17, que procurou artistas como Gian Lorenzo Bernini para embelezar o espaço. O governo brasileiro comprou o Palácio em 1960 por 900 milhões de liras. O espaço, que já era sede da missão diplomática brasileira desde 1920, passou por obras de restauração ainda em 1960 e a nova sede diplomática foi inaugurada em novembro de 1961.

A Sala Palestrina, o maior salão do palácio, fica no primeiro andar e foi o espaço em Porchat gravou o vídeo usando roupas de banho. Ainda no primeiro andar, é possível ver afrescos do século 17.

No vídeo, Porchat aparece sob o personagem de um especialista em gestão de crise, usando trajes de banho, em uma conversa fictícia por telefone com a atriz Fernanda Torres, estrela da campanha.

A piada consiste em insinuar que, de fato, era um complô para de fato promover a esquerda. O especialista, então, sugere que a estrela do filme Ainda Estou Aqui deveria fazer acenos para a direita.

“A gente tem que te trocar de bilionário, trocar você dos Moreira Salles e jogar para o Elon Musk”, diz Porchat no vídeo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *