Festival Oferendas anuncia cancelamento após 14 edições e lamenta falta de apoio: “Coração apertado”
O espaço LáLá Casa de Arte, localizado no Rio Vermelho, surpreendeu o público ao anunciar o cancelamento do Festival Oferendas, evento que se tornou tradição durante os festejos de Iemanjá em Salvador e vinha sendo realizado desde 2012.
Por meio de comunicado, os organizadores informaram que enfrentaram dificuldades impostas pelos órgãos públicos para realizar a 15ª edição do evento.
“São anos de diálogos com a Prefeitura Municipal de Salvador, que foi apoiadora do evento em 2024 e 2025, mas que não renovou o apoio para este ano. Desde agosto passado, buscamos ampliar o diálogo para que, em 2026, os shows continuassem a ser realizados da forma que idealizamos: gratuitos, democráticos e voltados para a rua. Entendemos a complexidade do formato, por acontecer em via pública, e nos colocamos à disposição para toda e qualquer possibilidade de mudança, inclusive de local. Apesar de termos nos reunido com órgãos, até o momento, não tivemos nenhum retorno”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por LA?LA? (@lalacasadearte)
No texto ainda foi ressaltado o impacto que o Festival Oferendas tinha na região. “Geramos cerca de 80 postos de trabalho por evento, uma equipe de produção e técnica competente, envolvendo as mais diversas áreas”, pontuou.
Nos comentários da postagem feita pela casa, artistas que já se apresentaram no evento, personalidades que acompanham a festa e atores da cena de entretenimento lamentaram a situação.
“Participo do Festival Oferendas há 6 anos, este seria o sétimo. Como mulher de Yemanjá, que carrega um amor profundo por essa festa e por tudo o que ela representa, recebo com tristeza o cancelamento. A festa de Yemanjá é uma festa do povo, uma celebração de rua, viva, coletiva, que pulsa no encontro e na ocupação do espaço público. Ela merece a música ecoando na rua, os corpos juntos, o show aberto, acessível e compartilhado, como sempre foi no Oferendas”, escreveu Nara Couto.
